Extra

Meta vai ampliar coleta de dados para treinar IA e turbinar anúncios; veja o que muda

Nova política permite à Meta coletar dados de diálogos dos usuários com inteligência artificial para melhorar anúncios e recomendações no Facebook, Instagram e Threads. Usuários poderão optar por não participar.

10/11/2025 às 07:35 por Redação Plox

As interações de usuários com a inteligência artificial da Meta passarão a ser utilizadas para direcionamento de anúncios no Instagram e no Facebook. Além disso, essas conversas servirão para sugerir publicações e reels alinhados aos interesses de cada perfil.*

Nova política de privacidade entra em vigor em 2025

Essas mudanças constam na mais recente atualização da política de privacidade da Meta, programada para entrar em vigor em 16 de dezembro de 2025.

Segundo a empresa, além dessas novas formas de uso, as interações com a IA — bem como informações públicas do Threads — também vão contribuir com o aprimoramento da inteligência artificial da companhia. Usuários poderão proibir que seus dados sejam utilizados nesse processo.

Prática já foi foco de polêmica

A decisão marca uma evolução em relação a uma conduta adotada em 2024, quando fotos e postagens públicas do Instagram e Facebook começaram a servir como insumo para o treinamento da IA da Meta.

Na época, a iniciativa foi alvo de críticas por parte do Instituto de Defesa de Consumidores, que apontou falta de transparência e ausência de comunicação prévia aos usuários.

Inicialmente, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados suspendeu a coleta desses dados. Posteriormente, cerca de dois meses depois, liberou a prática após a Meta implementar medidas para tornar o processo mais transparente.

Como impedir o uso dos dados no treinamento da IA

A Meta garante que qualquer usuário pode manifestar oposição ao uso de suas informações públicas, como posts, fotos e comentários, para aprimoramento dos modelos de inteligência artificial.

O procedimento é simples: basta acessar o link disponibilizado pela empresa, informar o e-mail da conta e clicar em "Enviar". Também existe a possibilidade de relatar como o uso dessas informações impacta diretamente o usuário.

Após o envio da solicitação, a Meta envia uma confirmação por e-mail informando que os dados do perfil e de contas vinculadas não serão utilizados no treinamento da IA.

Vale ressaltar que aqueles que já se manifestaram contrários ao uso de seus dados anteriormente não precisam repetir o procedimento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a