Blitz do Crea-MG vai percorrer cerca de 350 obras e serviços de engenharia em Ipatinga

Por Plox

10/12/2019 16h09 - Atualizado há mais de 4 anos

Uma equipe formada por nove fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 09 de dezembro de 2019, uma blitz de fiscalização em Ipatinga. A ação, que será realizada até o dia 13 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 350 obras e empreendimentos de engenharia. A ação também vai percorrer as cidades de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo.

ipatinga Foto: Divulgação/Crea-MG

 

De acordo com o Crea-MG, o principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. De acordo com o inspetor-chefe de Ipatinga, o engenheiro mecânico Eder Rodrigues Faria, é de grande importância que o Conselho se faça presente em todo o estado, exercendo suas atribuições. “A blitz reforça a fiscalização já feita no dia-a-dia, e como a região abrangida nessa tem alta presença industrial, é necessário garantir a presença de um profissional habilitado, capaz prestar um serviço seguro para a sociedade”, afirma.

O Crea-MG informou ainda que as blitze foram intensificadas no ano passado e se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, o engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 4 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Destaques