Comerciantes se reúnem em busca de medidas para evitar fechamento do comércio no Vale do Aço

De acordo com o Sindcomércio será necessárias medidas adicionais como maior fiscalização, adoção de campanha de comunicação e ampliação do horário de shoppings e bancos, entre outras ações

Por Plox

10/12/2020 07h56 - Atualizado há mais de 4 anos

Na noite dessa quarta-feira (9), o Sindcomércio Vale do Aço anunciou que irá se reunir com as autoridades competentes para articular a manutenção do comércio aberto, após a Macrorregião do Vale do Aço regredir a onda vermelha, do programa Minas Consciente, do Governo Estadual.

O Sindicomércio divulgou um comunicado assegurando que “o Governo do Estado fez uma ressalva, permitindo que este segmento lojista continue de portas abertas, mesmo enquadrado na Onda Vermelha”.

Segundo o comunicado, para que isso aconteça as prefeituras deverão tomar novas medidas. “Em Ipatinga e Timóteo, para que o comércio não feche, os gestores municipais (prefeituras) precisam adotar medidas adicionais, como maior fiscalização, adoção de campanha de comunicação na região fortalecendo o novo protocolo e ampliação do horário do comércio, shoppings e bancos, entre outras ações. Esse novo protocolo passa a valer a partir do próximo sábado (12)”,

Já em Coronel Fabriciano a situação é outra. Segundo o comunicado “há uma decisão judicial e as deliberações do programa Minas Consciente não têm efeito, tudo continua como está, embora a prefeitura da cidade já antecipou ao Sindcomércio Vale do Aço que a fiscalização, assim mesmo, será intensificada como medida de segurança”.

Ainda segundo o Sindcomércio, a entidade está atenta e assim que tiver novas informações, serão repassadas. Sobre a cidade de Santana do Paraíso, o comunicado da entidade não mencionou sobre como ficará a situação do município.

Nos últimos dias tem-se aumentado o número pessoas contaminadas e mortes em consequência da pandemia do novo coronavírus. Há uma preocupação com as aglomerações, e falta de uso de máscara, principalmente nas comemorações de fim de ano.

 

Veja a seguir o comunicado divulgado pelo Sindcomércio

ATENÇÃO!
Considerações iniciais sobre a regressão 
da macrorregião do Vale do Aço à ONDA VERMELHA no início da noite desta quarta-feira (09)

O comércio varejista e atacadista NÃO VAI FECHAR nas vésperas do Natal.
O Governo do Estado fez uma ressalva, permitindo que este segmento lojista continue de portas abertas, mesmo enquadrado na Onda Vermelha. No entanto, em IPATINGA e TIMÓTEO, para que o comércio não feche, os gestores municipais (prefeituras) precisam adotar medidas adicionais, como maior fiscalização, adoção de campanha de comunicação na região fortalecendo o novo protocolo e ampliação do horário do comércio, shoppings e bancos, entre outras ações. Esse novo protocolo passa a valer a partir do próximo sábado (12).

Em CORONEL FABRICIANO, a situação é outra: há uma decisão judicial e as deliberações do programa Minas Consciente não têm efeito, tudo continua como está, embora a prefeitura da cidade já antecipou ao Sindcomércio Vale do Aço que a fiscalização, assim mesmo, será intensificada como medida de segurança.

O Sindcomércio Vale do Aço está atento às novas mudanças, se reunirá nesta quinta-feira (10) com as autoridades competentes e vai cientificar os seus representados assim que houver novas informações.
 

Destaques