Ex-goleiro Joel Mendes, com passagens por Santos, Coritiba e Vitória, morre aos 78 anos
Atleta foi destaque no futebol brasileiro nas décadas de 1960 e 1970 e chegou a atuar ao lado de Pelé no Santos.
Por Plox
10/12/2024 09h43 - Atualizado há cerca de 21 horas
Faleceu nessa segunda-feira (9) o ex-goleiro Joel Mendes, que teve passagens marcantes por clubes como Coritiba, Santos, Bahia e Vitória. Aos 78 anos, ele estava internado em um hospital de Curitiba, no Paraná, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Nascido em Campo Magro, no Paraná, Joel Mendes foi revelado pelo Coritiba, onde conquistou o bicampeonato paranaense nos anos de 1968 e 1969. Com as boas atuações, chamou a atenção do Santos, para onde se transferiu em 1970. No clube paulista, teve a oportunidade de dividir o gramado com ídolos como Pelé e Coutinho.
Pelo Santos, Joel Mendes alcançou grande destaque, sendo eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 1974, ano em que recebeu a Bola de Prata, prêmio concedido pela revista Placar aos melhores jogadores do torneio.
Além de Santos e Coritiba, o goleiro também passou por clubes do Nordeste, como Vitória, Bahia e Santa Cruz-PE, consolidando sua trajetória como um dos nomes importantes da posição no futebol brasileiro.
Após encerrar a carreira como jogador, Joel Mendes continuou sua ligação com o futebol. Ele trabalhou nas categorias de base do Coritiba, contribuindo para a formação de jovens atletas. Fora dos campos, também se dedicou ao ramo empresarial, sendo proprietário de um restaurante e uma panificadora em Curitiba.
O velório e a cremação do corpo de Joel Mendes estão previstos para ocorrer nesta terça-feira (10), em uma cerimônia reservada para familiares, na capital paranaense.