Juiz auxiliar de Moraes afirma conduzir processos do 8 de janeiro "a toque de caixa"

Declaração ocorreu durante audiência de réu acusado de participação nos atos na Praça dos Três Poderes

Por Plox

10/12/2024 07h36 - Atualizado há 1 dia

Durante uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada aos atos de 8 de janeiro, o juiz auxiliar André Tudisco, que integra o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, afirmou que está conduzindo os processos de forma acelerada. O episódio ocorreu na última sexta-feira (6), durante a oitiva de Silvio da Rocha Silveira, um dos réus envolvidos nas manifestações radicais que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Rosinei Coutinho/STF

"Estou fazendo a toque de caixa e estou até me confundindo", declarou Tudisco ao se referir ao andamento dos processos. A frase foi dita no momento em que o juiz trocou o nome do réu durante a audiência.

Os atos de 8 de janeiro, que resultaram em invasões e depredações nas sedes dos Três Poderes, seguem sendo alvo de uma série de investigações e julgamentos no STF. As audiências fazem parte do esforço do tribunal para dar celeridade às ações penais contra os envolvidos.

Escritório de família de Moraes contrata ex-diretor da Polícia Federal
Rogério Galloro, que foi chefe da PF durante os atos de 8 de janeiro, prestará consultoria ao escritório

O escritório de advocacia vinculado à família do ministro Alexandre de Moraes contratou o ex-diretor da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro, para atuar como consultor. Galloro esteve à frente da segurança da Suprema Corte justamente no período dos atos de 8 de janeiro de 2023.

De acordo com informações publicadas pela revista Veja, a gestão do escritório é conduzida por Viviane de Moraes, esposa do ministro. A banca tem atuação especializada em Direito constitucional, administrativo, regulatório e penal, além de participação em processos junto aos Tribunais de Contas.

Destaques