Médico afirma que Lula não deixará a presidência após cirurgia na cabeça
Especialista descarta afastamento e projeta rápida recuperação do presidente após intervenção por hematoma
Por Plox
10/12/2024 21h06 - Atualizado há cerca de 10 horas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisará se afastar de suas funções após a cirurgia para drenar um hematoma na cabeça, realizada na madrugada desta terça-feira (10). A informação foi confirmada pelo médico do chefe do Executivo, dr. Kalil Filho, que garantiu que o petista está em boas condições e deve retornar a Brasília na próxima semana
Detalhes do incidente e cirurgia
A cirurgia foi necessária devido a uma queda sofrida por Lula em outubro, em sua residência, que ocasionou o hematoma. O procedimento envolveu uma craniotomia para drenar o acúmulo de sangue. Apesar da complexidade, a junta médica assegurou que não houve comprometimento cerebral.
Após a intervenção, o presidente está acordado, conversando normalmente e já retomou a alimentação regular. No entanto, ele permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 48 a 72 horas para monitoramento.
Declaração do médico e continuidade do governo
Dr. Kalil reafirmou, em entrevista à coluna de Bela Megale, do jornal O Globo:
– [Lula] não saiu da presidência e não sairá. Ele deve voltar a Brasília na semana que vem.
Enquanto Lula se recupera, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) está conduzindo as agendas do governo, garantindo a continuidade das atividades do Executivo.
Outras reações e informações
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, demonstrou otimismo em relação à recuperação do presidente, declarando em redes sociais: "Já já ele estará de volta".
Entre os aliados, houve demonstrações de apoio, incluindo mensagens de antigos opositores que pediram orações pela saúde do presidente.