Seis pessoas foram presas sob suspeita de integrarem uma quadrilha especializada no furto de sistemas de irrigação agrícola no Norte de Minas Gerais. A operação foi conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e ocorreu nas cidades de Pirapora e Buritizeiro. As informações sobre o caso foram divulgadas nessa segunda-feira (9).
De acordo com a PCMG, os suspeitos foram indiciados por participação em organização criminosa e furto qualificado e majorado. Além deles, um homem que reside na cidade de São José do Rio Pardo, em São Paulo, também foi indiciado por organização criminosa e receptação qualificada. Ele foi preso no domingo (8), quando desembarcava no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
As investigações começaram em fevereiro deste ano, após a prisão em flagrante de dois suspeitos na cidade de Montes Claros. Na ocasião, eles foram detidos pelo crime de receptação, enquanto transportavam peças de pivôs de irrigação furtados nas cidades de Curvelo e Morro da Garça, localizadas na região Central de Minas Gerais.
De acordo com a polícia, o esquema criminoso causou prejuízos significativos aos produtores rurais. Ao notarem a ausência dos equipamentos furtados, os agricultores já haviam perdido plantações inteiras por falta de irrigação, resultando em grandes perdas financeiras.
A operação faz parte dos esforços da PCMG para combater crimes que afetam diretamente o setor agropecuário e a economia local.