Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Anvisa proíbe circulação de suplementos irregulares e óleo de cannabis sem registro no Brasil
Decisão publicada no Diário Oficial veta Audioclean, UP Life e Full Spectrum Oil 6.000 mg e determina recolhimento de lote de Paracetamol com codeína da Geolab por problema de umidade
10/12/2025 às 08:39por Redação Plox
10/12/2025 às 08:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a circulação de uma série de suplementos, medicamentos e outros produtos de saúde sem registro ou autorização no país. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, atinge itens de fabricantes desconhecidos, vendidos principalmente pela internet e sem comprovação de eficácia ou segurança.
Anvisa veta suplemento, óleo de cannabis e emagrecedor sem registro, e determina ainda o recolhimento de um lote de analgésico com codeína
Foto: Freepík.
Suplemento para audição e emagrecedor são alvo de veto
Entre os produtos barrados está o Audioclean, divulgado em sites como suplemento alimentar em gotas para “saúde auditiva” e “clareza mental”. O item não possui registro, notificação ou cadastro na Anvisa, o que levou à proibição de sua comercialização.
Também foi vetado o UP Life, vendido como medicamento para emagrecimento e redução de gordura localizada. Páginas comerciais atribuem ao produto substâncias como sene, de efeito laxativo, e cavalinha, conhecida pela ação diurética. Sem qualquer registro ou comprovação científica apresentada ao órgão regulador, o emagrecedor teve sua venda proibida.
Óleo de cannabis sem registro e analgésico com problema em lote
A Anvisa ainda determinou a suspensão do Full Spectrum Oil 6.000 mg, óleo de cannabis da marca Leve CDB. O produto também não tem registro ou autorização, e o fabricante não foi identificado pelas autoridades sanitárias.
Além das proibições, o órgão mandou recolher voluntariamente um lote de Paracetamol com fosfato de codeína, fabricado pela Geolab Indústria Farmacêutica S/A. O lote apresentou problemas ligados à umidade do insumo ativo, e a empresa já iniciou o processo de retirada do mercado.
As medidas definidas pela Anvisa passam a valer de forma imediata, restringindo a oferta dos produtos em todo o território nacional.