Economia

Caixa inicia pagamentos do Bolsa Família de dezembro com calendário antecipado

Beneficiários com NIS final 1 começam a receber em 10 de dezembro de 2025; programa antecipa calendário para garantir acesso ao benefício antes das festas de fim de ano

10/12/2025 às 05:59 por Redação Plox

A Caixa Econômica Federal inicia nesta quarta-feira (10) os pagamentos de dezembro do Bolsa Família 2025. Nesta primeira data, recebem os beneficiários que têm Número de Identificação Social (NIS) com final 1. O cronograma segue de forma escalonada até o dia 23.

Os depósitos do programa são feitos, em geral, nos últimos 10 dias úteis de cada mês, conforme o número final do NIS. Em dezembro, porém, o calendário é antecipado para garantir que as famílias tenham acesso ao dinheiro antes das festas de fim de ano.


Bolsa Família 2025: confira as normas e o cronograma de pagamentos de dezembro

Bolsa Família 2025: confira as normas e o cronograma de pagamentos de dezembro

Foto: Lyon Santos/ MDS

Calendário do Bolsa Família em dezembro de 2025

Veja as datas de pagamento de acordo com o final do NIS:

Final do NIS: 1 – pagamento em 10/12

Final do NIS: 2 – pagamento em 11/12

Final do NIS: 3 – pagamento em 12/12

Final do NIS: 4 – pagamento em 15/12

Final do NIS: 5 – pagamento em 16/12

Final do NIS: 6 – pagamento em 17/12

Final do NIS: 7 – pagamento em 18/12

Final do NIS: 8 – pagamento em 19/12

Final do NIS: 9 – pagamento em 22/12

Final do NIS: 0 – pagamento em 23/12

Quem tem direito ao Bolsa Família

A principal regra para receber o benefício é ter renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa. Para saber se a família se enquadra, é preciso somar todos os rendimentos e dividir pelo número de integrantes. Se o resultado ficar abaixo de R$ 218, a família é considerada elegível ao programa.

Além do critério de renda, os beneficiários precisam cumprir algumas condicionalidades nas áreas de educação e saúde, como:

• manter crianças e adolescentes matriculados e frequentando a escola;

• realizar acompanhamento pré-natal, no caso de gestantes;

• manter as carteiras de vacinação das crianças atualizadas.

Inscrição e cadastro no CadÚnico

Para ter acesso ao Bolsa Família, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), principal base de dados do governo federal para inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais.

O registro no CadÚnico é um pré-requisito para que a família seja analisada, mas não garante a entrada automática em nenhum benefício. Cada programa tem seus próprios critérios e etapas de seleção.

Os interessados devem procurar os canais oficiais indicados pelo governo para fazer o Cadastro Único e manter as informações sempre atualizadas.

Como sacar e movimentar o benefício

Os valores do Bolsa Família podem ser consultados e movimentados pelo aplicativo Caixa TEM e pelo internet banking da Caixa. Nesses casos, não é obrigatório ir até uma agência para realizar o saque.

Os beneficiários também podem usar o cartão do programa na função débito para compras em estabelecimentos comerciais.

Quem preferir sacar em dinheiro conta com diferentes opções: terminais de autoatendimento da Caixa, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do Bolsa Família.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a