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Política
Pedágio da BR-381 na Fernão Dias deve ficar mais caro após nova licitação, diz ministro
Renan Filho afirma que tarifa atual é incompatível com a importância da rodovia; novo leilão em São Paulo prevê R$ 14 bilhões em investimentos e possibilidade de uma década sem obras caso concessão não avance
10/12/2025 às 09:40por Redação Plox
10/12/2025 às 09:40
— por Redação Plox
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O pedágio da BR-381, na Rodovia Fernão Dias, deve ficar mais caro após a nova licitação do trecho que liga Belo Horizonte a São Paulo. A confirmação foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que classificou a tarifa atual como incompatível com a relevância da via.
Segundo o ministro, o trecho da BR-381 entre as duas capitais está entre os pedágios mais baratos das rodovias de Minas Gerais e de São Paulo, o que, na avaliação dele, não reflete a importância estratégica do corredor rodoviário para o país.
Renan Filho afirma que o pedágio na BR-381 terá de subir para custear as obras
Foto: Marcio Ferreira / Ministério do Turismo
Ministro aponta pedágio baixo e falta de obras
Renan Filho atribuiu o valor reduzido do pedágio a uma licitação antiga, que não teria garantido recursos suficientes para melhorias estruturais na rodovia. Ele citou problemas como a ausência de obras de acesso às cidades, falta de viadutos e travessias urbanas precárias ao longo da Fernão Dias.
Como essa rodovia foi licitada lá atrás, o pedágio ficou muito pequeno para a necessidade de investimento. Então quando você entra em Minas Gerais, não tem obra de acesso às cidades, não tem viaduto, a passagem é urbana dentro das cidades, ela é precária.Renan Filho, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC
Novo leilão e investimentos previstos
O leilão da nova concessão da Rodovia Fernão Dias está marcado para esta quinta-feira (11/12), em São Paulo, e deve ter a participação de três grupos: CCR, EPR e Arteris. A expectativa do governo é que a empresa vencedora realize investimentos estimados em R$ 14 bilhões em obras ao longo do trecho.
Entre as intervenções previstas estão a implantação de faixas adicionais, construção de vias marginais, correções de traçado e instalação de Pontos de Parada e Descanso (PPDs), além de outras melhorias para aumentar a segurança e a fluidez do tráfego.
Renan Filho alertou que, sem a nova licitação e o consequente reajuste da tarifa, a Fernão Dias poderia ficar mais uma década sem investimentos significativos entre São Paulo e Belo Horizonte, com risco de saturação da capacidade da rodovia.
Duplicação da BR-381 e emendas parlamentares
O ministro também comentou sobre a duplicação de outro trecho da BR-381, cuja licitação já foi concluída. Segundo ele, a empresa responsável está cumprindo o cronograma e a duplicação deve começar em fevereiro, sem necessidade, neste momento, de aportes via emendas parlamentares de deputados e senadores de Minas Gerais.
Renan Filho afirmou que as obras serão financiadas principalmente pela arrecadação do pedágio pago pelos usuários da rodovia. Ele ponderou, no entanto, que recursos adicionais poderiam contribuir para reduzir a tarifa, ao mesmo tempo em que sugeriu que a bancada mineira concentre emendas em outras rodovias consideradas estruturantes, como a BR-251 e a BR-367, além da saída de Belo Horizonte para Caetés, que será executada como obra pública.