Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Secretário de Calumbi é preso por agredir esposa com bastão; vítima trata câncer
Numeriano Luiz de Sá, o Nô Numeriano, secretário de Esportes e Lazer de Calumbi, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio após agredir a esposa com um bastão em apartamento na Rua da Aurora; vítima, em tratamento contra câncer, sofreu graves ferimentos e deve passar por cirurgias
10/12/2025 às 06:50por Redação Plox
10/12/2025 às 06:50
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um sargento reformado da Polícia Militar foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio após espancar a esposa com um bastão em um apartamento no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. A vítima, de 45 anos, está em tratamento contra um câncer há três anos e foi socorrida por vizinhos, que a levaram para um hospital particular.
O suspeito foi identificado como Numeriano Luiz de Sá, de 64 anos, conhecido como Nô Numeriano. Ele é secretário de Esportes e Lazer de Calumbi, no Sertão de Pernambuco, e foi candidato a vereador em 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD).
Homem é detido após agredir a esposa com um bastão em prédio na Rua da Aurora, no Centro do Recife
Foto: Reprodução/TV Globo
Prisão em flagrante no edifício na Rua da Aurora
O crime ocorreu na manhã de terça-feira (9), no apartamento da família, no Edifício Alfredo Bandeira, na Rua da Aurora. Imagens registradas pela TV Globo mostram o momento em que o homem é preso e, em seguida, a vítima é retirada do prédio com a cabeça coberta por uma toalha, sendo encaminhada a uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Vizinho do andar de cima do casal, o jornalista Márcio Santos relatou ao portal G1 que estava em casa com a companheira quando ouviu gritos de socorro por volta das 10h30.
Os gritos eram tão altos que todo mundo ouviu. E foi todo mundo indo para a janela, tentar intervir, constranger no grito, mas a gente não tinha identificado de onde vinha o pedido de socorro. Olhei para o prédio da frente e perguntei: 'é aí no prédio de vocês ou no nosso?'. Aí ela (uma vizinha) apontou para baixo. Márcio Santos
Ao perceber que o barulho vinha do apartamento logo abaixo, o jornalista desceu pelas escadas e encontrou a porta entreaberta.
Segundo ele, ao entrar pela cozinha, viu os dois no chão, a mulher ensanguentada e o agressor coberto de sangue. Márcio contou que retirou a vítima do local e a levou até o apartamento de um vizinho de outro bloco, para tentar despistar o agressor, enquanto moradores acionavam a polícia e o Samu.
De acordo com o relato, o suspeito ainda desceu à procura da esposa, alegando que ela teria sofrido um acidente, mas foi detido pela polícia no prédio.
Vítima sofreu ferimentos graves e deve passar por cirurgia
Depois de aproximadamente uma hora de espera, o Samu chegou ao edifício e levou a vítima para o Hospital Português, no bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife. O jornalista acompanhou o socorro até a chegada de familiares.
Ele relatou que a mulher recebeu duas pancadas fortes na cabeça, teve o nariz quebrado, perdeu três dentes e ficou com lesões graves nos olhos, além de outros ferimentos faciais. Segundo o vizinho, ela deve passar por cirurgias na cabeça e no nariz. A vítima, que já enfrenta um tratamento de câncer, entrou em estado de choque, mas confirmou que foi agredida com um bastão pelo marido.
Ainda conforme o relato, o objeto usado nas agressões foi encontrado posteriormente por um subtenente que esteve no apartamento. O casal se preparava para sair para uma consulta médica quando, ao baixar a cabeça, a mulher sentiu a primeira pancada na nuca. Ela chegou a achar que havia batido a cabeça em algum lugar, mas, ao se virar, o agressor continuou os golpes.
Caso é investigado pela Delegacia da Mulher
A Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, que instaurou inquérito para apurar o caso e as circunstâncias das agressões.
Onde buscar ajuda em casos de violência contra a mulher
No Recife, mulheres vítimas de violência têm acesso a acolhimento, atendimento multidisciplinar e orientações de profissionais especializados em diferentes equipamentos públicos. Entre eles estão o Centro de Referência Clarice Lispector, na Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona 24 horas por dia.
Há ainda o Serviço Especializado e Regionalizado (SER) Clarice Lispector, na Avenida Recife, 700, em Areias, com atendimento de segunda a domingo, das 7h às 19h.
Mulheres também podem buscar apoio nas Salas da Mulher em unidades do Compaz: Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Dom Hélder Câmara (Coque) e Paulo Freire (Ibura).
Além dos atendimentos presenciais, existe um Plantão WhatsApp 24 horas, pelo número (81) 99488-6138.
Canais para denúncias de violência contra a mulher
Em Pernambuco, denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos seguintes canais:
Central de Atendimento à Mulher – 180: atendimento 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados.
Polícia Militar – 190: para situações em que o crime estiver acontecendo.
Disque-Denúncia da Polícia Civil, no Grande Recife: telefone (81) 3421-9595.
Ministério Público de Pernambuco (MPPE): de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo número gratuito 0800.281.9455.
Ouvidoria da Mulher de Pernambuco: telefone 0800.281.8187.
Os endereços e telefones das Delegacias da Mulher estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde é possível consultar a unidade mais próxima para registro de ocorrências e busca de proteção.