Rio Doce atinge 4 metros em Valadares

Prefeito decretou situação de emergência no município; mais de 6 mil pessoas estão desalojadas e 93 desabrigadas

Por Plox

11/01/2022 15h28 - Atualizado há mais de 2 anos

Na manhã desta terça-feira (11) o Rio Doce atingiu a maca de 4 metros em Governador Valadares, no Leste de Minas. A Defesa Civil emitiu um alerta indicando que o volume do rio deve continuar subindo. O município decretou situação de emergência. Mais de 6 mil pessoas estão desalojadas e 93 desabrigadas.

Por conta da cheia do nível do rio, o número de pessoas que deverão deixar suas casas pode chegar a 10 mil. A cidade tem 20 bairros que ficam às margens do rio Doce, com cerca de 55 mil habitantes.

A Polícia Militar está controlando o acesso aos bairros atingidos, liberando somente a entrada de moradores mediante a apresentação de comprovante de endereço. A ação tem o objetivo de evitar furtos nas residências que estão sem os residentes.

Foto: Reprodução

 

Foto: Reprodução

 

Foto: Reprodução

 

Confira a relação de escolas que estão servindo de abrigo:

• Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz – Rua Monte Azul, 125, bairro Esperança

• Escola Municipal Lina Martelli – Avenida Washington Luiz, 2941, bairro Santa Rita

• Escola Estadual Diocesano- R. Juiz João Costa, 3591, bairro Vila Bretas

• Escola Municipal Professor Helvécio Dahe -  Rua João Rosa, 107 Santa Rita

•Escola municipal Chico Mendes - Rua 30 número 102 Santos Dumont 2

Aqueles que necessitarem dos abrigos poderão se deslocar diretamente para esses locais, apresentando documentos pessoais e um comprovente de endereço,onde serão acolhidos por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município.

Foto: Reprodução

 

Veja abaixo a nota emitida pela Defesa Civil Municipal:

A Defesa Civil informa que o nível do Rio Doce encontra-se na cota de inundação com 3,98 m na régua do SAAE. A previsão é que atinja 4,50 m às 11 horas.

Em razão da enchente, cerca de seis mil pessoas estão desalojadas e 93 pessoas desabrigadas em Valadares. Elas foram acolhidas em quatro escolas e estão recebendo a assistência necessária do Município.

Por essa razão a Defesa Civil  alerta aos moradores historicamente afetados a continuarem a manter as ações preventivas de segurança e a ficarem atentos aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Em caso de emergência, ligue 199.

Foto: Divulgação
Destaques