Valadares decreta situação de emergência após ter cerca de 11 mil desalojados e 447 desabrigados

Inundação tem atingindo, direta e indiretamente, aproximadamente 15 mil pessoas que residem em cerca de vinte e três bairros às margens do Rio Doce

Por Plox

11/01/2023 18h45 - Atualizado há mais de 1 ano

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), decretou nessa terça-feira (10) situação de emergência no município. A medida ocorreu em função da inundação que, em decorrência das volumosas chuvas que têm assolado o Estado de Minas Gerais, atinge, de modo direto, a população ribeirinha ao Rio Doce.

A inundação tem atingindo, direta e indiretamente, aproximadamente 15 mil pessoas que residem em cerca de vinte e três bairros às margens do rio, tendo-se contabilizado, até o momento, 447 desabrigados e estimando-se a existência de 11 mil desalojados.

 

Foto: divulgação PMGV

 

Foto: divulgação PMGV

 

A decretação da situação de emergência considera os riscos às vias públicas, edificações particulares, áreas de ocupação e em prédios públicos, inclusive o risco de desabastecimento de energia e água potável, além da dificuldade do pleno e integral funcionamento dos serviços públicos municipais. Também leva em conta a segurança de pessoas e de bens públicos ou particulares, além da obtenção de recursos financeiros e outros fatores, de maneira a resguardar os interesses públicos.

Segundo a administração municipal, o decreto é um importante recurso utilizado pelo município diante de uma situação atípica, como é o caso de uma enchente, que possibilita obter recursos federais e estaduais para a recuperação da cidade, além de facilitar a liberação do FGTS às pessoas cujos imóveis tenham sido afetados pelas chuvas.

Foto: divulgação PMGV

 

 

Weather Data Source: wetter São Paulo heute
Destaques