Minas Gerais confronta novos casos suspeitos de dengue em 2024
Duas mortes suspeitas por dengue em Curvelo e Timóteo acendem alertas em Minas Gerais, após um ano recordista em óbitos pela doença
Por Plox
11/01/2024 22h16 - Atualizado há 11 meses
Minas Gerais, que se destacou em 2023 como um dos estados brasileiros com maior número de casos de dengue, já enfrenta novos desafios neste início de 2024. Esta semana, duas mortes suspeitas pela doença foram registradas, uma em Curvelo e outra em Timóteo, conforme reportado por Alessandra Mello da AM. Em Curvelo, uma mulher de 38 anos faleceu após ser internada no Pronto Socorro local, com o sangue da paciente já encaminhado para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Em Timóteo, Maria Elisa Lessa, de 17 anos, procurou atendimento com sintomas da doença, sendo medicada e liberada, mas faleceu dias depois.
Situação Alarmante de Dengue em Minas Gerais
Em 2023, Minas Gerais registrou 315.618 casos de dengue, com 197 óbitos confirmados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Já em janeiro deste ano, o estado contabiliza 415 casos confirmados e 1.451 em investigação. O Ministério da Saúde emitiu um alerta em dezembro sobre a possibilidade de uma epidemia de dengue no estado, dada a elevada quantidade de casos registrados.
Atendimento e Prevenção em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a Prefeitura, por meio do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, orienta que pessoas com sintomas da dengue procurem inicialmente um dos 152 centros de saúde da cidade. A recomendação é buscar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apenas fora do horário de funcionamento dos centros de saúde ou em caso de piora no quadro clínico. O endereço dos centros de saúde pode ser consultado no portal da PBH.