Seis pessoas morrem afogadas em praias do litoral sul de SP entre sábado e domingo
Mortes ocorreram em Itanhaém, Guarujá e Praia Grande; além das seis vítimas fatais, GBMar informou ter realizado 67 salvamentos no litoral paulista
A cidade do Rio de Janeiro entrou no Calor 3, nível do Protocolo de Calor adotado pela Prefeitura para orientar ações e comunicação em períodos de temperaturas elevadas. O nível é acionado quando há índices de calor altos (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos.
A previsão é de muito calor
Foto: Agência Brasil

De acordo com o COR-Rio/Alerta Rio, a previsão aponta tempo estável, com pouca nebulosidade, sem chuva e possibilidade de rajadas de vento forte, além de temperaturas elevadas, com máxima prevista de 39°C.

O COR-Rio reforçou orientações à população: aumentar a ingestão de água, priorizar alimentos leves, usar roupas frescas, evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes, e procurar atendimento em caso de mal-estar, tontura ou sintomas associados ao estresse térmico.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que o protocolo tem cinco níveis (do Calor 1 ao Calor 5) e detalha riscos e cuidados, sobretudo para crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.