educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Pandemia aumentou número de crianças que não sabem ler ou escrever no Brasil

    Segundo o Governo Federal, pesquisa aponta que cerca de 1 milhão de crianças foram prejudicadas

    Por Plox

    11/02/2022 19h18 - Atualizado há cerca de 2 anos

    A pandemia de Covid-19 começa a apresentar outras consequências: o número de crianças que não sabem ler ou escrever no Brasil aumentou em 1 milhão, isso representa um aumento de 66% de crianças entre 6 e 7 anos.

    De acordo com os dados, esse é o pior resultado dos últimos 10 anos. Entre 2019 e 2021 o número aumentou de 1,4 milhão para 2,4 milhões de crianças que não são alfabetizadas, isso é 1 milhão a mais.

     

    Os dados constam em nota técnica do Todos Pela Educação, baseada na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que foi divulgada nesta semana.

    A pesquisa apresenta também a diferença entre crianças que moram em regiões mais ricas e as mais pobres do país. O percentual entre as crianças de 6 e 7 anos de idade que não sabiam ler e residem em domicílios mais pobres aumentou de 33,6% para 51,0%, já as residentes em domicílios mais ricos a quantidade passou de 11,4% para 16,6%.

    Cerca de 2,4 milhões de crianças não sabem ler ou escrever no Brasil. Foto: Agência Brasil

     

    O levantamento ainda relata a continuação de maior incidência de crianças pretas e pardas não alfabetizadas. O percentual, que era de aproximadamente  28% em 2019 subiu para cerca de 47% em 2021.  Já para as crianças brancas o aumento foi de 20,3% para 35,1% nesta mesma época.

    Isso confirma que o ensino à distância possui baixa eficiência e teve um alcance ínfimo nesta faixa etária, é o que diz o diretor do Todos pela Educação. Olavo Nogueira ainda afirmou que mais uma vez a questão estrutural onde a desigualdade é marcada por questões de raça e cor é evidenciada.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]