Polícia investiga morte de detento no Ceresp de Ipatinga; colegas de cela são suspeitos

Preso de 47 anos foi encontrado inconsciente na cela no domingo (8) e não resistiu após ser levado a uma unidade de saúde

11/02/2026 às 09:58 por Redação Plox

A Polícia Civil investiga a morte de um detento de 47 anos ocorrida neste domingo (8) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, no Vale do Aço. A vítima, identificada como Jerônimo, foi encontrada inconsciente dentro da cela onde estava custodiada.

A principal linha de investigação indica que ele sofreu traumatismo craniano causado por algum instrumento ou meio contundente, mas a dinâmica exata do ocorrido ainda está em apuração.

A principal linha de investigação indica que ele sofreu traumatismo craniano causado por algum instrumento ou meio contundente, mas a dinâmica exata do ocorrido ainda está em apuração.

Foto: Divulgação


Informações preliminares apontam que o preso teria sido agredido por colegas de cela. A principal linha de investigação indica que ele sofreu traumatismo craniano causado por algum instrumento ou meio contundente, mas a dinâmica exata do ocorrido ainda está em apuração.

Detento chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) informou que policiais penais acionaram o Samu após perceberem que o detento estava desacordado. Ele foi socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde, porém não resistiu.

Demais presos prestam depoimento

Segundo a secretaria, os outros presos que dividiam a cela com Jerônimo foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos. A direção do Ceresp instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso e apoiar o trabalho da Polícia Civil.

Jerônimo havia sido admitido no Ceresp de Ipatinga em 31 de dezembro de 2025. As investigações sobre a morte seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a