Campeão do UFC passa por cirurgia após levar dedada no olho em luta

Campeão foi operado depois de dedada ilegal de Cyril Gane e ainda não tem previsão de retorno ao octógono

11/02/2026 às 16:30 por Redação Plox

Tom Aspinall passou por uma cirurgia na terça-feira (10/2) para tratar a lesão causada por um golpe ilegal sofrido no UFC 321. Em 25 de outubro de 2025, o campeão dos pesos-pesados levou uma dedada no olho aplicada pelo desafiante Cyril Gane e, desde então, está afastado do octógono para cuidar do problema ocular.


O campeão do peso-pesado, Tom Aspinall, sofreu uma dedada no olho durante a luta contra Cyril Gane, no UFC 321, em 25 de outubro de 2025

O campeão do peso-pesado, Tom Aspinall, sofreu uma dedada no olho durante a luta contra Cyril Gane, no UFC 321, em 25 de outubro de 2025

Foto: Reprodução

Em novembro, o britânico divulgou o diagnóstico. Entre os danos provocados pelo incidente, Aspinall desenvolveu a Síndrome de Brown, condição rara que causa restrição de movimento em um dos olhos e exige acompanhamento especializado.

Cirurgia em ambos os olhos e foco na recuperação

O procedimento cirúrgico foi confirmado pela clínica responsável em publicação nas redes sociais e depois republicado pelo lutador. A Clínica Optegra informou que vem acompanhando de perto a evolução do campeão e reforçou o compromisso em recuperar totalmente a visão do atleta.

Nos últimos meses, temos trabalhado em estreita colaboração com ele em sua recuperação. Após a cirurgia em ambos os olhos, continuamos a jornada para que Tom recupere a visão e esteja pronto para lutarClínica Optegra

A cirurgia envolveu os dois olhos, etapa considerada determinante para tentar devolver ao inglês as condições ideais de visão e, consequentemente, de desempenho competitivo.

Sem data para voltar e revanche prometida

Aspinall ainda não tem previsão de retorno ao UFC. O período de afastamento dependerá da resposta do organismo ao procedimento e da recomposição completa dos movimentos oculares.

Na luta principal do UFC 321, o confronto entre o campeão e Cyril Gane terminou sem resultado (no contest) por causa do golpe ilegal. Após o evento, Dana White anunciou que o duelo será remarcado, mantendo em aberto a disputa entre o atual detentor do cinturão dos pesos-pesados e o desafiante francês.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a