Coronavírus: EUA proíbem entrada de pessoas vindas de Europa no país
A iniciativa tem por objetivo tentar conter o avanço do novo coronavírus no território americano
Por Plox
11/03/2020 23h02 - Atualizado há quase 5 anos
Em anúncio por rede de televisão na noite desta quarta-feira (11) nos Estados Unidos da América, o presidente Donald Trump informou que o país está proibindo a entrada de viajantes vindos da Europa. A medida vigorará por 30 dias a partir desta sexta-feira (13).
A iniciativa tem por objetivo tentar conter o avanço do novo coronavírus no território americano. O anúncio é feito no mesmo dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo está vivendo uma pandemia de Covid-19 (contaminação pelo novo coronavírus).
Donald Trump durante pronunciamento. Foto: reprodução TV
Durante o pronunciamento, o presidente Donald Trump acusou a Europa de não ter tomado as devidas providências e ter permitido o avanço da pandemia em seu território e consequentemente daí se expandindo para outros países. A única exceção para entrada de pessoas oriundas da Europa será oferecida ao Reino Unido.
Para Trump, a Europa errou por não ter tomado as mesmas medidas que a China tomou no início do avanço da doença, que seria a restrição dos voos.
Os Estados Unidos tem mais de 1000 casos confirmados da doença e 28 pessoas morreram, a maioria no estado de Washington, onde 24 pessoas se tornaram vítimas fatais do coronavírus.
Nesta quarta-feira, o famoso ator Tom Hanks e sua mulher Rita Wilson anunciaram que estão contaminados com o vírus. O ator, que tem 63 anos de idade, a mesma idade sua mulher, fez o anúncio no seu perfil do Twitter. Ele informou que o casal se encontra na Austrália e que procuraram os médicos logo que começaram a sentir sintomas característicos da doença e o resultado deu positivo para coronavírus. Vários eventos públicos estão sendo cancelados dos Estados Unidos.
Corpos acumulados
A Itália, que fica na Europa, alvo das críticas diretas de Trump nessa quarta-feira, vive um momento dramático.
O governo confirmou que o país tem 10.590 casos confirmados até a noite desta quarta-feira o coronavírus já havia matado 827 pessoas no território italiano. Ruas famosas da Itália, conhecidas como “ruas que nunca dormem”, normalmente lotadas de turistas, estão desertas.
Com alto número de mortes do país e a determinação de impedir a circulação livre de pessoas pelo território, a Itália passa a viver outro problema: o acúmulo de corpos dos que morrem e que não são removidos pelo serviços funerários, principalmente na cidades pequenas.
Atendendo ao protocolo estabelecido pelo governo, somente agentes funerários devidamente preparados e especializados podem fazer a remoção e, mesmo assim, munidos de roupas e equipamentos. Até mesmo a urna fúnebre deve ter uma proteção diferenciada para o corpo da vítima de coronavírus
Brasil tem aumento expressivo de casos
Contabilizados os números de casos confirmados de Covid-19 no Brasil, o país passou a ter, a partir desta quarta-feira, 69 casos. Nesta atualização estão incluídos os casos apontados pelo hospital Albert Einstein, de São Paulo, que confirmou neste dia 16 novos casos de coronavírus. Na informação dada à imprensa, a assessoria do hospital informou que notificaria ainda nessa quarta-feira, os 16 casos ao Ministério da Saúde. Deste total, a maioria dos casos, 46, estão no estado de São Paulo.