PF faz operação contra esquema de migração ilegal para os EUA no Vale do Aço
Ação em Ipatinga e Santana do Paraíso cumpriu mandados de busca e prisão e apura aliciamento, logística de viagem e ameaças para garantir pagamento.
11/03/2026 às 17:06por Redação Plox
11/03/2026 às 17:06
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), uma operação contra um esquema suspeito de promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação foi realizada em Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço. Batizada de Elo Oculto, a operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Justiça Federal de Montes Claros.
Vídeo: YouTube
Desdobramento de operação anterior
De acordo com a Polícia Federal, a ação é um desdobramento da Operação Monterrey, que já investigava a atuação de um grupo suspeito de organizar viagens ilegais para os Estados Unidos.
Recrutamento e logística da travessia
As investigações apontam que os suspeitos aliciavam pessoas interessadas em migrar de forma irregular e assumiam a organização completa da viagem. O percurso incluía rotas pela América Central até a fronteira entre México e Estados Unidos.
A apuração indica ainda que migrantes e familiares eram ameaçados para garantir o pagamento dos valores cobrados pela travessia, pressionando as vítimas mesmo após o início da jornada.
Foto: PF / Divulgação
Apreensões e bloqueio de bens
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos celulares, um veículo e diversos documentos que podem contribuir para o avanço das investigações.
Além das apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 700 mil, medida adotada para assegurar um eventual ressarcimento e impedir a dissipação de patrimônio supostamente obtido com a atividade criminosa.
Foto: PF / Divulgação
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pelo crime de promoção de migração ilegal, previsto na legislação brasileira, além de outros delitos que possam ser identificados no decorrer das investigações.