“Entre Mulheres” é exibido pelo Los Películas Cineclube em abril, com entrada franca

O filme, com roteiro e direção de Sarah Polley, é baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia

Por Matheus Valadares

11/04/2023 16h13 - Atualizado há cerca de 1 ano

O Los Películas Cineclube exibirá “Entre Mulheres” em abril, um filme premiado no Oscar 2023 como Melhor Roteiro Adaptado. Com recursos do Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas Gerais, o projeto Exibe Minas aprovou a exibição e debate do filme no dia 17 de abril, a partir das 19h30, no Bar da Santa, localizado no Centro Comercial do Bairro Cariru.

O filme, com roteiro e direção de Sarah Polley, é baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia. A trama fala sobre feminismo, abuso físico e psicológico, machismo e a luta contra o patriarcado. Conta a história de mulheres da comunidade religiosa Menonitas, que lutam para conciliar sua fé com a realidade.

Cena do filme “Entre Mulheres”. Foto: Divulgação.

 

Em 2010, descobrem que os homens drogavam e estupravam mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez. O grupo de mulheres encontra uma chance de se livrar desse pesadelo. Em até 48 horas, elas precisam decidir se fogem, fazem uma rebelião ou aceitam esse destino para sempre.

Embora muitas comunidades menonitas sejam menos restritivas do que a retratada no filme, a colônia real, na qual a obra se baseia, é ultraconservadora: ao contrário de alguns outros grupos, eles não permitem eletricidade, telefones ou automóveis. Como as mulheres do filme, as mulheres da colônia de Manitoba da vida real não podem aprender a ler.

O filme, que foi produzido pela Universal Pictures, traz no elenco Claire Foy, Rooney Mara, Judith Ivey, Jessie Buckley e Frances McDormand. Foi indicado em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Direção, Elenco, Trilha Sonora e Atriz Coadjuvante.

O Los Películas Cineclube é um projeto que leva filmes de forma gratuita a cidadãos do Vale do Aço. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

 

Curta-metragem documental de animação “Carne” abre a noite

O curta-metragem documental de animação “Carne”, filme de estreia da cineasta Camila Kater, lançado em 2021, que arrebatou mais de 70 prêmios e foi qualificado para o Oscar daquele ano, abre a noite.

O documentário traz à tona temas como padrão de beleza, gordofobia, culto à imagem, sexualidade, sensualidade, liberdade, prisão, violência e abuso. A pergunta que o documentário faz é: por que o corpo da mulher é sempre uma questão?

Serviço:

Los Películas Cineclube

17 de abril de 2023, às 19h30

Bar da Santa – Centro Comercial Bairro Cariru

Entre Mulheres

Direção e roteiro: Sarah Polley

Drama, 104 min

Classificação Indicativa: 14 anos

Curta de Abertura:

Carne

Direção: Camila Kater

Curta-metragem documental de animação: 11 min


 

Destaques