Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Presidente Lula embarca para a China com expectativas comerciais e diplomáticas

Além de questões comerciais, o governo brasileiro espera que a visita de Lula possa melhorar a relação diplomática com a China, após as hostilidades do governo anterior

11/04/2023 às 11:27 por Redação Plox

Nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para a China após adiar a viagem por conta de um diagnóstico de pneumonia. A visita é muito aguardada, já que a China é o principal parceiro comercial do Brasil, recebendo 27% das exportações brasileiras em 2022.

Além de questões comerciais, o governo brasileiro espera que a visita de Lula possa melhorar a relação diplomática com a China. O presidente teve que adiar a primeira reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para maio, que será composto por 200 integrantes da sociedade civil.

Durante a viagem de Lula, Alckmin será o presidente em exercício. Foto: Ricardo Stuckert.

 

Setores como agronegócio, infraestrutura e tecnologia são os principais alvos da agenda econômica na viagem. Com relação ao agronegócio, especialistas apontam a oportunidade de o país expandir a exportação de carnes para o mercado asiático. Desde 2013, a China é o principal destino dos produtos do agronegócio brasileiro, representando 31,9% da exportação em 2022.

Na infraestrutura, a China é um dos principais investidores no Brasil, com 4,8% do total de investimentos internacionais entre 2007 e 2021. A expectativa é que a visita possa fortalecer ainda mais essa relação, sendo importante para o Brasil suprir carências no setor.

Com relação à tecnologia, a viagem anterior de Lula incluía uma visita a um centro de pesquisa da Huawei e uma parceria no desenvolvimento de tecnologia de monitoramento. Antes do diagnóstico do presidente, o Itamaraty pretendia assinar pelo menos 20 acordos com os chineses durante a viagem, incluindo a reativação de um fundo de R$ 20 bilhões criado em 2015.

Geopolítica em discussão 

No âmbito geopolítico, Lula deve discutir com o presidente chinês, Xi Jinping, o seu acordo de paz para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula defendeu o fim da guerra em café com jornalistas e sugeriu que a Ucrânia poderia ceder a península da Crimeia à Rússia em troca de um acordo de paz. A declaração gerou críticas de autoridades ucranianas. A postura da China sobre a guerra não deve mudar substancialmente, considerando a recente visita de Xi ao presidente Vladimir Putin.

Compartilhar a notícia

Veja também
Avião da FAB apresenta falha antes de voo com Lula no Pará
POLíTICA

Avião da FAB apresenta falha antes de voo com Lula no Pará

Presidente relatou risco de incêndio em solo e agradeceu por não estar no ar durante o incidente

Zema reforça pré-candidatura e critica possível ida de Tarcísio à disputa presidencial
POLíTICA

Zema reforça pré-candidatura e critica possível ida de Tarcísio à disputa presidencial

Governador mineiro considera incoerente Tarcísio deixar reeleição garantida em SP para concorrer à Presidência em 2026

Embaixada dos EUA afirma reconhecer apenas dois sexos imutáveis
POLíTICA

Embaixada dos EUA afirma reconhecer apenas dois sexos imutáveis

Deputada Erika Hilton critica visto emitido com sexo masculino e denuncia discriminação por parte do governo americano

Fraude à cota de gênero pode anular chapa do PRTB e mudar vereadores da Câmara de Ipatinga
POLíTICA

Fraude à cota de gênero pode anular chapa do PRTB e mudar vereadores da Câmara de Ipatinga

Votos já indicam possível anulação da chapa proporcional do PRTB por fraude à cota de gênero; decisão pode mudar composição da Câmara