"Respeitar a constituição e ter coragem e aguentar pressão", diz Lewandowski sobre seu substituto no STF

Lewandowski, que completará 75 anos em maio, decidiu antecipar sua aposentadoria, deixando o STF hoje

Por Plox

11/04/2023 17h15 - Atualizado há mais de 1 ano

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (11) que o magistrado que irá substituí-lo na Corte deverá respeitar a Constituição, ter coragem e ser capaz de suportar pressões. Lewandowski, que completará 75 anos em maio, decidiu antecipar sua aposentadoria, deixando o STF hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será responsável por indicar o sucessor do ministro. O nome escolhido precisará ser aprovado pelo Senado antes de tomar posse. Ao ser questionado sobre o perfil do novo ministro, Lewandowski destacou: "Independente de gênero, cor e raça, quem vai me substituir precisa respeitar a constituição, ter coragem e aguentar pressão".

Foto:  Carlos Moura/STF

 

Durante uma entrevista, após receber uma homenagem do ministro da Educação, Camilo Santana, Lewandowski refletiu sobre seus 17 anos no STF: "Eu penso que o STF progrediu bastante, sobretudo, em relação aos direitos humanos e fundamentais. O Supremo sempre agiu no sentido de respeitar a dignidade da pessoa humana".

Em entrevista à GloboNews, o ministro também defendeu a adoção de mandatos com prazo definido para membros de tribunais superiores do Brasil, sugerindo que um período de 10 a 12 anos seria adequado.

Destaques