WhatsApp libera recurso de pagamentos com cartão de débito e crédito no aplicativo

O recurso do WhatsApp Pagamentos foi oficialmente lançado em 2020, mas a opção de pagar usando cartões só foi disponibilizada após a aprovação do Banco Central em março de 2023

Por Plox

11/04/2023 18h01 - Atualizado há mais de 1 ano

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (11) o lançamento de pagamentos via cartão de crédito, débito e pré-pago no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). A funcionalidade beneficiará pessoas físicas que compram produtos e serviços de pequenas empresas através do app. O recurso do WhatsApp Pagamentos foi oficialmente lançado em 2020, mas a opção de pagar usando cartões só foi disponibilizada após a aprovação do Banco Central em março de 2023.

A novidade estará disponível gradualmente para vendedores que utilizam o WhatsApp Business e será válida para as adquirentes Cielo, Mercado Pago e Rede. A Meta esclarece que, embora o recurso seja disponibilizado imediatamente para usuários compradores, a implementação para comerciantes ocorrerá aos poucos e deve levar alguns meses para ser concluída. Esse recurso elimina a necessidade de utilizar aplicativos ou links externos para realizar compras usando cartões no mensageiro.

Foto: divulgação

 

Para acessar a função de pagamento via cartão no WhatsApp, os usuários precisam atualizar o aplicativo. A partir daí, é necessário cadastrar um cartão de débito, crédito ou pré-pago no app, que deve ter bandeira Visa ou Mastercard para funcionar. A segurança do cartão é garantida por criptografia de ponta a ponta, semelhante à das conversas e arquivos do aplicativo.

Os pagamentos com cartão no WhatsApp estão disponíveis apenas para a versão de negócios do aplicativo, o WhatsApp Business. Os comerciantes devem ter uma conta na plataforma e seguir um passo a passo para adicionar cartões como método de pagamento. Vale lembrar que a novidade ainda não está disponível para todas as lojas.

Foto: divulgação

 

A integração de pagamentos com cartão no WhatsApp Business facilita o processo de compra para os clientes, que receberão um pedido de pagamento diretamente no aplicativo. Ao visualizar e confirmar o pedido, o cliente efetuará a compra usando o cartão cadastrado. Os comerciantes podem acompanhar os pedidos em andamento e seus respectivos status no aplicativo e emitir comprovantes através do app do adquirente.

Destaques