Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Instagram introduz tecnologia para proteger jovens de chantagem com fotos
Proteção aprimorada
11/04/2024 às 12:02por Redação Plox
11/04/2024 às 12:02
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instagram, plataforma de propriedade da Meta, implementará em maio uma nova funcionalidade destinada a proteger menores de idade contra chantagens envolvendo fotos íntimas. O recurso, que estará disponível inicialmente em países da América Central e América Latina, consiste em desfocar automaticamente imagens de nudez recebidas nas mensagens diretas das contas juvenis.
Foto: Instagram/divulgação
Detalhes da implementação
Segundo Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França, a ferramenta visa prevenir a exposição não consentida a conteúdos íntimos, permitindo que o destinatário escolha se deseja ou não visualizar a imagem. Além disso, serão enviadas notificações tanto para o remetente quanto para o destinatário das mensagens, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos da "sextorsão" - um termo utilizado para descrever a chantagem realizada por meio de fotos íntimas.
Restrições e apoio
Tuffier também detalhou que contas identificadas como possíveis fontes de chantagem terão suas interações com menores significativamente limitadas. Medidas incluem restrições ao envio de mensagens privadas e ao acesso às listas de seguidores dos menores, além de uma reduzida visibilidade dessas contas nas ferramentas de busca do Instagram.
Para reforçar o suporte aos jovens afetados, a Meta direcionará usuários para o site "Stop Sextortion", onde poderão encontrar ajuda profissional, inclusive acesso a uma linha de apoio telefônico e a associações dedicadas. Estas medidas de segurança serão testadas nos próximos meses antes de serem ampliadas para o resto do mundo.
Merianne Silva, a Diva do Crás, optou por abrir mão do benefício após seguidores denunciarem aquisição de bens de alto valor e caso viralizar nas redes sociais.
Merianne Silva, a Diva do Crás, optou por abrir mão do benefício após seguidores denunciarem aquisição de bens de alto valor e caso viralizar nas redes sociais.