Operação da polícia federal combate migração ilegal em Belo Horizonte, Ipatinga e Sardoá

Lucros de esquema ilegal superam 11 milhões

Por Plox

11/04/2024 09h36 - Atualizado há 8 meses

Uma operação coordenada pela Polícia Federal (PF) foi realizada nesta quinta-feira visando desarticular um grupo suspeito de promover a migração ilegal de brasileiros para o exterior. A ação ocorreu nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga e Sardoá, onde foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas residências e em um endereço comercial ligado aos investigados.

esquema envolvia falsificação de documentos

De acordo com a PF, os envolvidos no esquema utilizavam falsificação de documentos para facilitar a entrada ilegal de indivíduos, incluindo crianças e adolescentes, em outros países. A operação visa colher mais provas que suportem os indícios já obtidos sobre as práticas ilícitas do grupo. Estima-se que a organização criminosa tenha auxiliado a migração ilegal de pelo menos 115 pessoas.

 

investimentos em luxo com dinheiro do crime

Os lucros obtidos com o esquema, que ultrapassam R$11,5 milhões, eram investidos em estabelecimentos comerciais e propriedades em Ipatinga, muitas vezes registradas em nome de terceiros. Durante a operação, foram sequestrados imóveis e veículos de luxo, além de dispositivos eletrônicos, joias, munição, documentos e dinheiro em espécie. Os suspeitos estão sendo investigados por falsificação de documentos, promoção de migração ilegal e associação criminosa, crimes que podem resultar em mais de oito anos de reclusão.

Destaques