China anuncia novo aumento de tarifas contra os EUA

Governo chinês eleva tributos para 125% sobre produtos americanos após nova medida de Washington

Por Plox

11/04/2025 08h53 - Atualizado há 28 dias

A tensão comercial entre China e Estados Unidos voltou a se intensificar. Nesta sexta-feira, 11 de abril, o governo chinês anunciou um novo aumento nas tarifas sobre produtos importados dos EUA, elevando a taxa de 84% para 125%. A nova política entra em vigor já neste sábado, dia 12.


Imagem Foto: Divulgação


O anúncio foi feito pelo Comitê de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado, que, em comunicado oficial, criticou duramente as recentes decisões de Washington. Segundo as autoridades chinesas, a nova postura americana “viola gravemente as regras do comércio internacional” e reflete “uma política unilateral de assédio e coerção”.



Os Estados Unidos ignoraram a ordem econômica global que ajudaram a construir após a Segunda Guerra Mundial

, destacou o comunicado, afirmando ainda que a China “condena energicamente” as medidas recentes e alertando que “sua paciência tem limites”.

Essa nova ação de Pequim ocorre apenas dois dias após o país já ter elevado tarifas de 34% para 84% como retaliação a uma tarifa adicional de 50% imposta por Washington sobre produtos chineses. Com a resposta americana aumentando ainda mais as tarifas para 125%, a carga total sobre produtos chineses chega agora a 145%.


O embate comercial entre as duas maiores economias do mundo parece não dar sinais de trégua, e o aumento das tarifas sinaliza um novo capítulo de tensões que impactam mercados globais e relações diplomáticas.


Destaques