Comércio de Ipatinga ficará fechado na Sexta-feira da Paixão

Folga obrigatória para os comerciários no dia 18/04 está prevista em convenção coletiva; até lojas do shopping não podem funcionar

Por Plox

11/04/2025 14h43 - Atualizado há 3 meses

Na próxima sexta-feira, 18 de abril, feriado da Paixão de Cristo, o comércio de Ipatinga estará totalmente fechado. A folga é obrigatória para todos os trabalhadores do setor, conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nos Feriados 2025, firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (SECI) e o sindicato patronal.


Estarão de portas fechadas não apenas as lojas de rua, mas também supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis, distribuidoras de alimentos e lojas localizadas no shopping. A medida visa garantir o descanso dos comerciários em seis datas específicas ao longo do ano, sendo a Sexta-feira da Paixão uma delas.


Imagem Foto: Reprodução / Freepik 


A CCT também prevê que, em outros feriados, como o de Tiradentes (21/04), apenas estabelecimentos do ramo alimentício podem funcionar com mão de obra de seus empregados. No entanto, é exigido que os trabalhadores recebam remuneração extra e outros benefícios. A convenção detalha todas as regras e pode ser consultada na íntegra no site seci.com.br, na seção Acordos.


Apesar de um comunicado da administração do shopping local afirmar que o funcionamento no feriado é facultativo, o SECI alerta para os riscos. Segundo o sindicato, uma loja dificilmente funcionaria sem seus empregados, o que pode levar a interpretações erradas por parte dos lojistas. A convocação de funcionários para o trabalho nesse dia é considerada infração da CCT e pode resultar em multa equivalente a um salário comercial por empregado prejudicado, inclusive se o colaborador ocupar cargo de gerência.


O sindicato reforça que todos devem respeitar os termos acordados, evitando sanções e assegurando os direitos da categoria.

Destaques