Ipatinga promove Sábado Azul com ações sobre autismo no Parque Ipanema
Evento de inclusão e conscientização sobre o autismo acontece no Parque Ipanema neste sábado (12), com entrada gratuita
Por Plox
11/04/2025 17h13 - Atualizado há 3 meses
Neste sábado, dia 12 de abril, o Galpão Principal do Parque Ipanema, em Ipatinga, será novamente o cenário de uma manhã especial com a realização de mais uma edição do Sábado Azul, evento que se consolida como um dos principais momentos de inclusão e conscientização sobre o autismo na região.
Das 8h às 12h, o local receberá pessoas com autismo, familiares, amigos e a comunidade em geral para uma programação repleta de atividades inclusivas, informativas e lúdicas. Com entrada gratuita, a proposta da ação é proporcionar acolhimento, aprendizado e diversão a todos os presentes, reforçando o lema \"Conhecer para Acolher\".

A iniciativa conta com a presença de estandes de parceiros como as faculdades Afya, Centro Universitário Única e a empresa Multiluz – Energia Solar. Também estão previstas brincadeiras, atividades lúdicas, distribuição de pipoca e os tradicionais passeios com o trenzinho Caramelo, muito querido pelas crianças.
O evento será cuidadosamente adaptado para atender às necessidades sensoriais de pessoas com autismo, criando um ambiente seguro e acolhedor.

A Prefeitura de Ipatinga estará representada por meio do NATEA (Núcleo de Atendimento aos Transtornos do Espectro Autista) e pelo Vacimóvel, veículo adaptado para vacinação, que estará disponível para atualização da caderneta de vacinação dos visitantes. Basta levar cartão de vacina e documento de identificação.
Outro atrativo é a participação da equipe campeã mineira de handebol, ligada ao projeto Hand-7, que fará demonstrações e interações esportivas com o público, incentivando o esporte e a integração.

Avelino Cruz, um dos organizadores do evento, ressalta que o Sábado Azul é mais do que um encontro: “É uma oportunidade de unir forças, famílias e corações por uma causa nobre que afeta milhões de lares em todo o mundo. Nosso objetivo é promover a empatia e o respeito às diferenças, mostrando que todos nós somos iguais e, ao mesmo tempo, únicos.”