Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Sensores são instalados em Ipatinga para prevenir novos alagamentos

Equipamentos começaram a ser instalados em pontos estratégicos para prevenir desastres como o ocorrido em janeiro; ação não teve custo para o município

11/04/2025 às 22:03 por Redação Plox

Com o intuito de evitar novos transtornos como os registrados em 12 de janeiro, quando fortes chuvas provocaram alagamentos em diversas regiões, a Prefeitura de Ipatinga deu início à instalação de sensores de alta tecnologia que monitoram em tempo real os níveis de água nos principais cursos d’água da cidade. A reportagem do Plox conversou com o engenheiro civil da Defesa Civil de Ipatinga. Veja como vai funcionar o monitoramento na Live.


O primeiro desses sensores foi colocado na ponte localizada na rua Cereja, que liga os bairros Limoeiro e Chácaras Madalena. Já o segundo entrou em operação na última terça-feira (1), sendo instalado na ponte que une o Parque Ipanema ao bairro Veneza, nas proximidades do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro. A definição dos locais levou em consideração a necessidade de áreas abertas e com pouca vegetação, já que o funcionamento do equipamento depende de comunicação via satélite.


Imagem Foto: Andressa Estêvão / PLOX

A ação faz parte de um projeto inovador da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que selecionou Ipatinga como cidade-piloto para testar o sistema, sem gerar qualquer custo aos cofres do município. Com base nos dados transmitidos pelos sensores, será possível não só acompanhar a variação do nível do ribeirão Ipanema ao longo do ano, mas também instalar réguas de medição em pontos estratégicos. Essa estrutura vai permitir a emissão de alertas rápidos às comunidades ribeirinhas, especialmente em momentos de elevação repentina da água.

Imagem Foto:

Na mesma terça-feira, o prefeito Gustavo Nunes esteve pessoalmente nos locais onde os sensores foram instalados e se reuniu com representantes da empresa TideSat, responsável pela implementação do sistema. Durante a visita, ele destacou a importância da inovação para a proteção das famílias ipatinguenses: “O uso da tecnologia é um grande aliado na prevenção de desastres naturais. Com esses sensores, poderemos monitorar em tempo real o nível do ribeirão Ipanema e emitir alertas à população em caso de risco. O mais importante é que Ipatinga foi contemplada sem custos, graças a esse projeto inovador da Assembleia Legislativa. Nossa gestão segue investindo em soluções inteligentes para proteger as famílias que vivem próximas a áreas de alagamento.”


Compartilhar a notícia

Veja também
5.jpg
GERAL

Policiais militares realizam festa de aniversário surpresa para menino em Joanésia

A ação dos militares se deu após o destacamento de Joanésia receber uma carta do garoto pedindo a presença deles no seu aniversário

GERAL

Dono de oficina de motocicletas é morto a tiros

Testemunhas relataram à Polícia Militar que dois indivíduos encapuzados chegaram ao local em um carro branco e efetuaram vários tiros contra Raimundo Fagner antes de fugir.

GERAL

Ajudôu e Emalto entregam uniformes gratuitos para alunos de projeto de futebol em Timóteo

Cerimônia reforça inclusão social e celebra avanços no esporte para crianças e adolescentes.

Mulher diz que corpo do filho está sendo usado em exposição
GERAL

Mulher diz que corpo do filho está sendo usado em exposição

Kim Erick Smith afirma que os restos mortais de seu filho, morto em 2012, estão sendo exibidos sem seu consentimento em mostra de cadáveres nos EUA

para você
Homem morre em Ipatinga com suspeita de intoxicação por metanol
SAúDE

Homem morre em Ipatinga com suspeita de intoxicação por metanol

Caso é o único registrado em Minas Gerais até o momento e está sob análise do Instituto Médico Legal

Pai é suspeito de abusar da filha em Ipatinga
POLíCIA

Pai é suspeito de abusar sexualmente da filha em Ipatinga

Ele é suspeito de ter abusado da adolescente no passado

EDUCAçãO

Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond completa 53 anos

A biblioteca de Timóteo tem se destacado como uma entidade cultural atendendo também as cidades vizinhas como Coronel Fabriciano e Ipatinga.

Febre maculosa faz mais uma vítima fatal em Minas Gerais
SAúDE

Febre maculosa faz mais uma vítima fatal em Minas Gerais

Mulher de 64 anos, moradora de Caratinga, morreu em setembro e teve o diagnóstico confirmado por exame da Funed