Grupo de Congado de Timóteo participa de encontro em Contagem

Essa é a primeira vez que o Município de Timóteo estará representado no evento de Contagem

Por Plox

11/05/2019 07h22 - Atualizado há quase 5 anos

O Grupo de Congado Instituto Cultural Reino do Rosário (Guarda de Moçambique) de Timóteo vai marcar presença na 131ª Festa da Escravatura- Encontro de Congadeiros, que acontece no domingo, dia 12, em Contagem. O evento, um dos mais tradicionais de Minas Gerais, vai reunir cerca de 30 grupos de Congado de todo o Estado.

De acordo com o mestre capitão mor do Congado Reino Rosário, Luis Fabiano dos Santos, o encontro é promovido pela Comunidade dos Arturos, a primeira comunidade quilombola a ser reconhecida no Brasil como Patrimônio Cultural. “A comunidade dos Arturos é um dos principais grupos de congado do país e pra nós é um orgulho muito grande fazer parte dessa festa”, contou Luis Fabiano. 

Essa é a primeira vez que o Município de Timóteo estará representado no evento de Contagem e, de acordo com Luis Fabiano, é uma retribuição ao fato de o grupo de Contagem ter participado da festa do Rosário em Timóteo no ano de 2017. “Sem dúvida será uma ótima oportunidade de fazer intercâmbio com outros grupos”, pontua Luis Fabiano. Ele adiantou que neste ano a Festa do Rosário, que acontece no mês de setembro, será recheada de novidades.

O Grupo de Congado Instituto Cultural Reino do Rosário (Guarda de Moçambique) viaja para Contagem com uma delegação de 50 pessoas por meio de apoio da comunidade, de comerciantes locais e da iniciativa privada. 
 

Destaques