Projeto prevê bueiro ecológico para reduzir impacto do lixo em Ipatinga

Proposta visa evitar que detritos cheguem às galerias pluviais; equipamento de baixo custo promete facilitar a limpeza e combater alagamentos

Por Plox

11/05/2022 09h05 - Atualizado há quase 2 anos

Os novos empreendimentos imobiliários em Ipatinga deverão ser equipados com bueiros ecológicos, dispositivos que evitam a chegada de resíduos sólidos até as galerias de águas pluviais.

É o que prevê o Projeto de Lei nº 103/22, do vereador Ney Professor (PTC), que deverá passar por análise das comissões da Câmara antes de ser votado pelo plenário.

Foto: Divulgação CMI / Jornal de Blumenau

 

O parlamentar explica que o bueiro ecológico possui uma grade que impede que detritos jogados ou levados pela água da chuva desçam.

“Todos sabem que os bueiros não suportam o correto escoamento das águas pluviais, devido a enorme quantidade de lixo.”

O vereador Ney acredita que a medida pode mitigar os problemas causados por alagamentos durante o período de chuvas. “O equipamento capta o lixo, mas deixa a água passar graças aos furos na lateral e no fundo.”

Ele também ressalta que a limpeza manual “como ocorre nos dias atuais, além de não eficiente, ainda coloca os trabalhadores em situação de risco pelo acúmulo de todo tipo de lixo”.

“Com isso, a limpeza dos bueiros é feita de maneira mais rápida, bastando apenas a retirada dessa grade, que é feita de plástico. Trata-se, portanto, de uma alternativa sustentável, de fácil aplicação e com benefícios extremamente positivos.”

O vereador destaca que diversas cidades já adotaram a ideia com sucesso, reduzindo pontos de alagamento e a poluição de rios e galerias de águas pluviais.

“Entendo que a medida pode ser estendida aos bueiros já existentes, mediante projetos e planejamento do Poder Público, a exemplo de contrapartidas de empreendedores, sem custos ao município.”

Destaques