Projeto vai distribuir 18 mil livros para 32 bibliotecas públicas

Espaços localizados em MG e no ES também receberão mobiliário e equipamentos eletrônicos como computadores e jogos pedagógicos

Por Plox

11/05/2022 16h20 - Atualizado há quase 2 anos

Bibliotecas públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo vão receber, a partir do segundo semestre deste ano, mais de 18 mil livros, além de mobiliário novo, equipamentos eletrônicos e jogos pedagógicos. A ação faz parte do Projeto de Incentivo à Leitura, do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova. 

Os itens, que estão sendo adquiridos neste mês de maio, foram escolhidos pelos próprios representantes das bibliotecas dentro do cardápio disponível na primeira etapa do programa.

Ao todo, 32 bibliotecas públicas receberão mais de 2,5 mil objetos de mobiliário (mesa, cadeira, armário, pufe, sofá etc); 1.050 equipamentos eletroeletrônicos (ar-condicionado, impressora, ventilador, bebedouro, teclado, TV, notebook, computador etc); 18.755 livros e 1.029 jogos pedagógicos.

As bibliotecas estão localizadas nos municípios de Aimorés, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Periquito, Pingo D´Água, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santana do Paraiso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga, em Minas Gerais e Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia, no Espírito Santo.

“Paralelamente, o programa se prepara para iniciar, em junho, as ações do item Capacitação, que era uma das opções do Cardápio. Serão realizados quatro encontros on-line, nos dias 8 e 22 de junho e 6 e 20 de julho, com os representantes das bibliotecas públicas beneficiadas pelo projeto”, diz a coordenadora de Educação, Cultura e Turismo, Maria Cristina Aires.

O projeto de Incentivo à Leitura tem por objetivo estimular a interação e a leitura a partir da utilização mais ampla e adequada das bibliotecas locais. Por meio da reestruturação das bibliotecas municipais e do reforço à capacitação de seus funcionários, o projeto busca contribuir com o crescimento pessoal e coletivo das comunidades existentes em municípios atingidos e seus distritos, ampliando a sua base de conhecimento e de criatividade por meio da leitura.

Destaques