Petrobras anuncia mudanças para reduzir preço do gás natural

Novas modalidades beneficiam distribuidoras estaduais e consumidores livres

Por Plox

11/05/2024 07h13 - Atualizado há cerca de 1 ano

A Petrobras comunicou nesta sexta-feira (10) novas regras para a comercialização do gás natural canalizado. Essas mudanças podem resultar na redução do custo do combustível, com a oferta de novas modalidades de venda disponíveis para distribuidoras estaduais e consumidores livres. A estatal esclarece que as atualizações de preço não incluem o GLP (gás de cozinha), vendido em botijões ou a granel.

Para as distribuidoras estaduais, a Petrobras implantará um mecanismo que permitirá uma redução de preço nos contratos de venda de gás natural vigentes. Dependendo dos volumes contratados, os preços poderão ser reduzidos em até 10%. Desde o início de 2023, a Petrobras já registrou uma queda acumulada de 25% para esses clientes.

Em relação aos consumidores livres, a Petrobras disponibilizará uma nova linha de produtos com condições de venda mais personalizadas e competitivas. Consumidores livres são autorizados a adquirir gás natural diretamente de produtores, importadores ou comercializadores, sem a intermediação das distribuidoras estaduais.

Apesar das mudanças, a redução no preço final do gás natural para os consumidores residenciais e comerciais não será necessariamente proporcional à redução da Petrobras. O custo final envolve também os custos de transporte, a composição do portfólio de cada distribuidora, margens de lucro e tributos.

Em 1° de maio, os preços do gás natural fornecido às distribuidoras já haviam sido reduzidos em média 1,5%, comparando com o trimestre anterior (fevereiro-março-abril de 2024).

 

 


 

Destaques