RS recebe 154 toneladas de doações do maior navio de guerra da América Latina

Navio leva militares, veículos e doações para socorro às vítimas das enchentes

Por Plox

11/05/2024 21h27 - Atualizado há cerca de 1 ano

O maior navio de guerra da América Latina, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, atracou no Rio Grande do Sul neste sábado (11) com 154 toneladas de doações destinadas às vítimas das enchentes. De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação chegou à cidade de Rio Grande junto com a fragata Defensora, transportando 1.350 militares, 38 veículos do Grupamento de Fuzileiros Navais, 24 embarcações menores e três helicópteros.

Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
 

O navio também trouxe duas estações móveis capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora, contribuindo para o fornecimento de água nas áreas atingidas. O vice-almirante Fonseca Júnior, comandante do 5º Distrito Naval, declarou que a embarcação servirá como um centro logístico, permitindo que as embarcações menores alcancem rapidamente as cidades mais necessitadas.

 

Conheça o histórico do navio atlântico

Construído na década de 1990 na Inglaterra, o navio foi incorporado à Marinha do Brasil em 2018 como o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico. Posteriormente, em novembro de 2020, foi reclassificado como Navio-Aeródromo Multipropósito devido à sua capacidade de operar aeronaves remotamente pilotadas.

Com 203 metros de comprimento, o navio pode atingir uma velocidade de 18 nós (33 km/h) e navegar até 8 mil milhas náuticas (14,8 mil quilômetros). Ele pode transportar até 18 helicópteros de asa rotativa e manter sete deles simultaneamente em seu convés de voo. Além disso, no porão, pode carregar até 40 veículos e possui quatro lanchas de desembarque anfíbio, tornando-o uma importante base de apoio no auxílio às áreas devastadas.

Destaques