Eduardo Cunha articula retorno à política por Minas Gerais
Ex-presidente da Câmara aposta em rádios evangélicas, futebol e agronegócio para reconstruir base eleitoral em Uberaba
Por Plox
11/05/2025 15h58 - Atualizado há 2 dias
O ex-deputado federal Eduardo Cunha, conhecido por sua atuação central no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, vem intensificando os movimentos para retomar sua carreira política, desta vez com foco em Minas Gerais.

Após ser cassado pela Câmara em 2016 e enfrentar a Operação Lava Jato, Cunha tenta se reerguer politicamente aos 67 anos, agora filiado ao Republicanos. Seu plano é disputar uma vaga como deputado federal em 2026, usando como base a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Diferente da última tentativa de retorno em 2022, quando obteve apenas 5 mil votos pelo PTB em São Paulo, Cunha agora conta com um partido bem estruturado no estado mineiro, que possui 83 prefeitos, 664 vereadores, quatro deputados estaduais e um senador, Cleitinho Azevedo. Apesar da força partidária, Cleitinho já se posicionou contra a candidatura de Cunha, afirmando no Senado:
\"A vontade que eu tinha era de dar um murro na cara de um cara como o Eduardo Cunha, que quer ser candidato... Esses caras devem estar tomando uísque e rindo da cara do povo\"
.
Para se reconectar com o eleitorado, Cunha aposta em uma estratégia baseada no chamado tripé 'Bíblia, boi e bola'. Ele tem investido em rádios evangélicas em diversas cidades do interior de Minas, repetindo o modelo que o lançou no Rio de Janeiro. Segundo levantamento do jornal O Globo, já são cinco emissoras ligadas a Cunha, incluindo a Rádio Maravilha, instalada em Uberaba e anteriormente conhecida como Agora FM.
Sua presença em cultos evangélicos também se tornou frequente. Um dos seus principais apoiadores nessa frente é o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Durante um culto em Araxá, Santiago disse:
\"Vamos em frente, porque Deus vai abençoar e tudo vai voltar a ser como era antes: coragem, ousadia e poder de decisão\"
.
No campo esportivo, Cunha passou a patrocinar o Uberaba Sport Clube, equipe que disputa a segunda divisão do Campeonato Mineiro. Além disso, ele busca apoio junto ao agronegócio. Em abril, esteve presente na abertura da Expozebu, uma das maiores feiras agropecuárias do país, evento que também contou com a presença do governador Romeu Zema e de Arthur Lira, presidente da Câmara até 2023.
Mesmo sem mandato, Cunha ainda mantém forte influência em Brasília. Ele costuma usar o gabinete da filha, a deputada federal Dani Cunha (União-RJ), como base de articulações políticas. Uma das razões para escolher Minas Gerais como novo reduto eleitoral é justamente evitar concorrência direta com a filha no Rio de Janeiro. As rádios em Minas, inclusive, estão registradas em nome de Daniel Cardoso Sá, genro de Cunha e esposo de Dani.
Eduardo Cunha também foi elogiado durante a eleição do atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em fevereiro de 2025. Motta, que contou com o apoio de Cunha para assumir cargos importantes no passado, é considerado seu afilhado político e hoje lidera a Casa com apoio de diversas alas.
Com apoio religioso, espaço no agronegócio e investimento no futebol, Cunha aposta na diversidade de estratégias para reconstruir seu caminho político. A cidade de Uberaba, por sua representatividade no interior mineiro, é peça-chave no tabuleiro do ex-deputado rumo ao Congresso.