Carreta da saúde realiza exames gratuitos em Ipatinga

Segundo a Prefeitura, foram 150 exames de imagem doados

Por Plox

11/06/2021 11h14 - Atualizado há quase 3 anos

Na manhã desta sexta-feira (11), ocorreu a realização de exames de imagem, de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG e a empresa Memo. Os exames estão ocorrendo em uma unidade móvel da empresa, por meio de uma carreta, estacionada na praça dos Três Poderes, em frente ao prédio da Prefeitura.

Fora doados 150 exames pela empresa Memo. Foto: Lúcio Antônio / Plox

 

A carreta, que funciona como uma Unidade Móvel de Saúde, é equipada para atendimento adequado aos pacientes. Para evitar problemas de aglomeração e também proteger os usuários, uma tenda foi montada junto ao veículo, com assentos para cada paciente.

Gustavo Nunes, prefeito de Ipatinga, chegou a local e cumprimentou os pacientes que estavam esperando. Foto: Lúcio Antônio / Plox

 

Durante todo o dia, serão realizados exames de ultrassom de mama, transvaginal, de articulação, vias urinárias e abdômen total para pacientes previamente cadastrados. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Ipatinga e a empresa Memo.

Segundo Gláucio Oliveira Dias, responsável pela empresa Memo, foram doados pela empresa 150 exames como forma de apresentar o trabalho realizado e a capacidade técnica oferecida.

A equipe da empresa Memo, Gustavo Unes e Ana Domingues, a primeira paciente a realizar o exame na carreta. Foto: divulgação/ PMI

 

Gustavo Nunes, prefeito de Ipatinga, afirmou que o município conta hoje com cerca de 50 mil pedidos de exame de demanda reprimida, acumulados e que a doação chega como apoio providencial para ajudar a reduzir o quantitativo de pacientes nas filas de espera. Ele ressaltou ainda que essa doação serve para avaliar o serviço de atendimento para uma possível licitação/contratação deste formato de serviço, visando aumentar a oferta de exames de ultrassom e diminuir a demanda e, consequentemente, o tempo de espera nas filas.

 

Pacientes esperando. Foto: Lúcio Antônio/ Plox
O vereador Ney Professor (PTC), também esteve presente, junto com Gustavo Nunes (PSL), na realização de exames de imagem entre uma parceria da PMI e uma empresa privada 

O prefeito ainda disse que, uma das vantagens do atendimento feito pela carreta, é que após a realização do exame, o paciente espera cerca de 15 minutos para receber o resultado. Criando mais uma facilidade e rapidez no atendimento, tendo em vista que o paciente não precisa esperar por dias e depois ter que retornar para buscar o resultado.

Ana Domingues Nascimento Barbosa, moradora do bairro Canaãzinho, foi a primeira pessoa a realizar o ultrassom. Ela relatou que estava na fila desde o mês de julho de 2019 e que, agora com o resultado do exame, já pode dar continuidade ao tratamento de saúde.
 

Destaques