Mais de 10 milhões de trabalhadores podem sacar o PIS/PASEP; saiba como
Segundo o Governo Federal, são mais de R$ 25 bilhões ainda diponíveis e saque vai até agosto
Por Plox
11/06/2023 09h22 - Atualizado há mais de 1 ano
Trabalhadores com saldos das cotas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) têm até 5 de agosto para fazer o resgate desses valores. A retirada pode ser feita por meio do aplicativo FGTS, não sendo necessária a ida até uma agência bancária.
Segundo a Caixa Econômica Federal, há um total de 10,5 milhões de trabalhadores com saldo disponível no PIS-PASEP, montando um montante total de R$ 25,4 bilhões. Todos os titulares das contas podem fazer o saque integral dessas cotas. Além disso, no caso de falecimento do titular, os beneficiários legais estão habilitados a realizar a retirada.
O direito ao saque das cotas é garantido para os trabalhadores que tiveram a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada durante o período de 1971 a 1988, seja na iniciativa privada ou como servidores públicos, e que ainda não fizeram a retirada das cotas do PIS-PASEP. Caso o saldo não seja sacado até a data limite, 5 de agosto, os recursos serão transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional. Após essa transferência, o interessado terá um prazo de 5 anos para solicitar a retirada à União.
Para realizar a consulta e o saque do PIS-PASEP, o trabalhador não precisa comparecer a uma agência bancária. Tudo pode ser feito pelo aplicativo FGTS, onde já na tela inicial é possível consultar o saldo disponível. Caso haja saldo positivo, o trabalhador pode solicitar o saque no próprio aplicativo, escolhendo a forma de saque - crédito em conta ou presencial - verificando os dados e confirmando o saque. Em caso de crédito em conta, o saldo será depositado em qualquer instituição bancária indicada pelo trabalhador, sem nenhum custo.
Para os casos de falecimento do trabalhador, o beneficiário herdeiro pode solicitar o saque através do aplicativo, na opção "PIS/PASEP - Falecimento do Trabalhador". Após juntar os documentos solicitados e confirmar a solicitação, o saque será efetivado.
Caso o trabalhador esteja enquadrado em alguma hipótese de saque do FGTS e possua conta PIS-PASEP, o saldo dessa conta é liberado junto ao FGTS.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o Aplicativo FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou para o 0800 104 0104, para as demais regiões.