"Só frango e ovo" Aluna confronta prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes sobre merenda escolar

Com uma atitude descontraída diante da reclamação, o prefeito Eduardo Paes ordenou a sua equipe que contactasse o Secretário de Educação do município

Por Plox

11/06/2023 16h29 - Atualizado há mais de 1 ano

Na manhã de sábado (10/6), durante um compromisso oficial na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) foi surpreendido por uma queixa inesperada. Uma aluna da Escola Municipal Medalhista Olímpico Thiago Braz da Silva, situada no bairro Santa Cruz, protestou contra a repetição do cardápio na merenda escolar. "É frango e ovo todo dia!", exclamou a estudante.

 

Foto: Reprodução

Eduardo Paes pede providências ao Secretário de Educação

Com uma atitude descontraída diante da reclamação, o prefeito Eduardo Paes ordenou a sua equipe que contactasse o Secretário de Educação do município, Renan Ferreirinha. "Levanta o que tá acontecendo, entendeu? Se não tiver rosbife e filé mignon lá segunda-feira eu te mato! Tilápia, filé mignon, camarão, tudo que ela quiser. Chega de ovo e frango, para de enrolar o povo", afirmou o prefeito ao falar com o secretário.

Repercussões na internet

A estudante ainda desafiou, depois da ligação, "Senão pintar rosbife lá essa semana você me fala". Essa interação logo ganhou espaço nas redes sociais, gerando diversos comentários dos cidadãos, que demonstraram opiniões divididas sobre a gestão escolar e o tema da merenda.

Em resposta ao ocorrido, Ferreirinha entrou no clima descontraído instaurado pelo prefeito e prometeu, por meio de uma publicação em suas redes sociais: "vai ser linguado e fígado até dizer chega!".

Secretário de Educação defende qualidade do cardápio escolar

Após ser questionado por uma usuária sobre a possibilidade de deboche em seu comentário, Ferreirinha foi enfático: "Não há deboche. Nosso cardápio é de muita qualidade (carne, fígado, linguado, etc). Tem problemas pontuais (rede com 1549 escolas, maior da América Latina) que quando chegam resolvemos. Me avisa se tá faltando algo no cardápio aí da sua escola que resolveremos".

O diálogo no espaço virtual continuou, com usuários argumentando a favor e contra a qualidade e variedade da merenda escolar. Uma professora e mãe de estudante da rede municipal expressou apoio à gestão atual, ressaltando a presença de vegetais e frutas no cardápio e a importância dos alimentos saudáveis para as crianças. Contudo, outros usuários questionaram a veracidade da variedade do cardápio, indicando uma percepção de falta de diversidade nas refeições oferecidas nas escolas da rede municipal.

Reações divididas sobre a qualidade da merenda escolar

Enquanto uma parte dos cidadãos enaltecia a qualidade da alimentação nas escolas, outros questionavam a suposta monotonia do cardápio. Em meio a essa diversidade de opiniões, alguns comentários se destacaram.

"Sou testemunha de que o cardápio é variado! Além disso, balanceado e muito nutritivo. Tem muita reclamação infundada", declarou um dos usuários, em defesa da atual gestão das merendas escolares.

Por outro lado, outra usuária questionou a percepção do colega de rede: "Você trabalha na escola ou tem filho na rede municipal? Porque esse cardápio variado há tempos que não existe para as crianças", rebateu, demonstrando um descontentamento com a situação relatada.

A visão de quem está na linha de frente

Entre as vozes que se manifestaram, uma professora e mãe de estudante da rede municipal compartilhou sua experiência pessoal, que contradizia a reclamação da estudante que desencadeou toda a discussão. Ela afirmou: "Ah, gente para, sou professora e mãe de aluna da rede municipal, não posso falar por todas as escolas, mas onde trabalho e onde minha filha estuda, a merenda é uma delícia, tem vegetais e frutas todos os dias e qual o problema em ser frango e ovo? São alimentos nutritivos e saudáveis!"

A professora prosseguiu, destacando o contraste entre a realidade das escolas municipais e a de muitas famílias que enfrentam dificuldades alimentares. "Minha filha almoça todos os dias e eu nunca vou entender essas reclamações enquanto muitas famílias nem ovo têm. O problema maior é que as crianças são seletivas com os alimentos e a escola também é um espaço para aprender a se alimentar saudável e sem frescura", finalizou.

O episódio, que começou com uma reclamação de uma aluna em relação à merenda escolar, acabou gerando um debate mais amplo sobre a qualidade e a variedade da alimentação oferecida nas escolas municipais do Rio de Janeiro, reforçando o importante papel das redes sociais como espaço para o diálogo e a manifestação de opiniões de diferentes segmentos da população.

 

Destaques