Câmara de Ipatinga diploma vereadores mirins eleitos em 2024
54 alunos recebem diplomas de vereadores mirins efetivos e suplentes
Por Plox
11/06/2024 14h08 - Atualizado há 6 meses
A Câmara de Ipatinga realizou, nesta segunda-feira (10/06), uma sessão solene para diplomar os alunos eleitos para o cargo de vereadores mirins da 9ª Legislatura de 2024. Além dos titulares, foram nomeados suplentes das 27 escolas participantes. A posse destes alunos está prevista para o final deste mês.
Eleição e participação
A eleição envolveu alunos do 8º e 9º anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Ipatinga. Organizado pela Câmara por meio da Escola do Legislativo, o processo contou com a participação de quase 8 mil alunos votantes.
Objetivo da câmara mirim
A Câmara Mirim, uma iniciativa que já dura 15 anos, visa despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximá-los do Legislativo. O projeto mostra aos estudantes a importância dos poderes públicos e como eles podem contribuir para o desenvolvimento político e social da cidade. Outro objetivo é promover a interação constante entre a Câmara e as escolas, ajudando os estudantes a compreenderem o papel do Poder Legislativo e a formação da consciência crítica e cidadã.
Cerimônia e impacto
Cerca de 300 pessoas acompanharam a cerimônia de diplomação, incluindo estudantes, familiares, professores e representantes da comunidade escolar. Exemplos de leis municipais originadas pela Câmara Mirim de Ipatinga incluem a obrigatoriedade da execução do hino nacional brasileiro antes de eventos desportivos no município, a sinalização de preferência para autistas em filas e a necessidade de recuo nas edificações para promover áreas de escoamento de águas das chuvas.