Dia dos Namorados movimenta o comércio brasileiro: entenda a origem da data
O dia 12 de junho é celebrado no Brasil como o Dia dos Namorados, mas ao contrário do que muitos pensam, não é um feriado oficial
Por Plox
11/06/2024 16h38 - Atualizado há 6 meses
A data, que desde 1948 impulsiona a economia, foi criada para incentivar as vendas durante um período historicamente fraco para o comércio.
Origem da data
O Dia dos Namorados no Brasil foi idealizado pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Junior. Em 1948, Doria foi desafiado a criar uma campanha publicitária para aumentar as vendas de uma loja de roupas e acessórios femininos. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, ele escolheu o dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A campanha, com slogans como "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga", foi um sucesso e logo outras lojas adotaram a ideia.
Impacto econômico
A celebração do Dia dos Namorados se consolidou e, atualmente, é uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil. Em 2024, a expectativa é que em Minas Gerais a data movimente cerca de R$ 2 bilhões, com aproximadamente 7,5 milhões de consumidores saindo às compras em busca do presente ideal, conforme estimativas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).
Dia de São Valentim
Em muitos outros países, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, conhecido como Valentine's Day, em homenagem a São Valentim. Segundo historiadores, São Valentim foi um padre romano que realizava casamentos secretos em uma época em que o imperador Cláudio II havia proibido as cerimônias, acreditando que homens solteiros eram melhores soldados. Descoberto, São Valentim foi preso e condenado à morte. Na prisão, ele se apaixonou por uma carcereira e enviava-lhe cartas assinadas "do seu Valentim", originando a prática de enviar cartas de amor nessa data.