Hospital usa embalagem de bolo como máscara de oxigênio em bebê

O estado de saúde do bebê é grave, e ele aguarda transferência para uma UTI pediátrica, conforme informou a direção do hospital.

Por Plox

11/06/2024 15h20 - Atualizado há 6 meses

O hospital municipal de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, recorreu a uma embalagem plástica de bolo para substituir uma máscara de oxigênio em um bebê de três meses internado com bronquiolite desde o dia 8 de junho. O estado de saúde do bebê é grave, e ele aguarda transferência para uma UTI pediátrica, conforme informou a direção do hospital.

Foto: Reprodução?redes Sociais

Quadro de saúde e medidas adotadas

A diretora clínica do hospital, Ellen Salviano, explicou que o bebê foi internado com sintomas severos de desconforto respiratório, incluindo congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia, confirmando o diagnóstico de bronquiolite. Devido à gravidade do quadro respiratório, foi necessário improvisar um suporte de oxigênio utilizando a embalagem de bolo.

"Realizamos medicação e implementamos o suporte de oxigênio, improvisado com a embalagem de bolo. O paciente evoluiu clinicamente grave, mantendo quadro de desconforto respiratório e taquidispneia, monitorizado, suporte de oxigênio (CPAP) e com todo suporte que dispomos em um serviço clínico, com perfil de UTI pediátrica, aguardando vaga", esclareceu a nota assinada pela diretora.

Relato dos profissionais do Samu

Médicos do Samu, que acompanharam o caso, afirmaram ao G1 que o improviso foi crucial para ajudar o bebê a retomar o fluxo respiratório, destacando a gravidade da situação e a importância das medidas emergenciais adotadas pelo hospital.

Destaques