Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ataques cardíacos ocorrem com mais frequência na segunda-feira, aponta pesquisa

Existem hipóteses, mas a ciência ainda não consegue explicar completamente o fenômeno

11/07/2023 às 17:51 por Redação Plox

Para muitos, as segundas-feiras podem ser encaradas como dias de sentimentos contraditórios. Amadas por uns, odiadas por outros, esses dias de início da semana vão além das preferências individuais, conforme novos dados de pesquisa sugerem. Em um estudo revelado recentemente durante a conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica (BCS), em Manchester, foi descoberto que a incidência de infartos é maior na primeira jornada de trabalho da semana.

Foto: reprodução pexels

 

Os pesquisadores examinaram a informação clínica de mais de 10,5 mil pacientes hospitalizados por infarto no período de 2013 a 2018. Observou-se uma concentração dos casos mais graves de infarto, nomeadamente o Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do segmento ST, na segunda-feira. Essa tendência foi identificada tanto na Irlanda como na Irlanda do Norte.

Explicações para o Aumento de Infartos no Início da Semana

Mas, o que faz das segundas-feiras um momento crítico?

Dr. Roberto Yano, cardiologista que se debruça sobre a questão, comenta que a alta nos infartos nas segundas-feiras é atribuída a várias causas e ainda está sob investigação. "Nem todos os fatores que contribuem para este aumento no início da semana estão completamente elucidados", diz Yano.

O médico destaca algumas teorias que podem explicar o fenômeno. A primeira delas envolve as variações do ciclo circadiano, responsável pela regulação do sono e da vigília. Mudanças bruscas na rotina durante a semana e nos finais de semana podem desregular esse ciclo. Outro ponto considerado é o aumento do estresse geralmente observado na segunda-feira, que pode desencadear um excesso de atividade no sistema nervoso simpático, ocasionando uma elevação na pressão arterial e na frequência cardíaca.

"Compreender a causa desse fenômeno é um desafio, uma vez que é determinado por uma série de fatores e é complexo. Por essa razão, ainda não chegamos a um consenso sobre um fator decisivo e único para isso", complementa Yano.

Ainda assim, ele oferece conselhos sobre como mitigar os riscos de infarto, independente do dia da semana. Yano enfatiza a importância de um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação adequada, a prática regular de exercício físico, o controle do estresse diário e a obtenção de um sono de qualidade. "Para evitar problemas cardíacos, seja na segunda-feira ou em qualquer outro dia, é crucial realizar acompanhamento médico de rotina", finaliza o cardiologista.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Força Estadual do SUS capacita profissionais do Vale do Aço para combate às arboviroses

Treinamento reuniu médicos e enfermeiros para aprimorar o manejo clínico de dengue, zika, chikungunya e febre amarela

usisaude
SAúDE

Usisaúde e OAB Ipatinga firmam parceria em planos de saúde

Advogados e seus dependentes passarão a contar com a rede médica e acesso a clínicas próprias e hospitais de renome

SAúDE

Saúde se opõe à suspensão de vacinas da Covid-19 do calendário nacional de imunização

Ministério da Saúde defende a manutenção das vacinas contra Covid-19 para crianças de seis meses a cinco anos no Calendário Nacional de Vacinação

Freepik
SAúDE

Novo medicamento aprovado: expectativa por redução de infartos e AVCs no país

Injeção poderosa contra o colesterol ruim

para você
Jovem vítima de grave acidente em Santana do Paraíso morre no Hospital Márcio Cunha
GERAL

Jovem vítima de grave acidente em Santana do Paraíso morre no Hospital Márcio Cunha

Kenned Augusto Crispim, de 24 anos, não resistiu aos ferimentos após colidir com um barranco em Santana do Paraíso; sepultamento ocorre nesta segunda-feira (6)

Getty Images
LAZER

NAD+: Suplemento promete rejuvenescimento e melhora no metabolismo energético

Nutricionista explica os benefícios e limitações do dinucleotídeo de nicotinamida adenina

ECONOMIA

Carne de frango registra maior preço em dois anos, aponta estudo

Pesquisa destaca que valores não recuaram nem em período de baixa demanda

Preso não é solto após alvará e morre três dias depois em cela
POLíCIA

Preso não é solto após alvará e morre três dias depois em cela

Homem deveria ter sido libertado na sexta-feira por ordem judicial, mas continuou preso até ser encontrado morto no presídio de Ribeirão das Neves