Consumo de duas maçãs por dia reduz colesterol e fortalece o coração, revela estudo

Pesquisa demonstra benefícios das maçãs na saúde cardiovascular e redução do colesterol

Por Plox

11/07/2024 09h14 - Atualizado há 5 dias

Pesquisas recentes têm evidenciado múltiplos benefícios das maçãs para a saúde, como auxílio na perda de peso, diminuição do risco de diabetes e proteção do cérebro contra o estresse oxidativo. Agora, nutricionistas ingleses e italianos adicionaram à lista que o consumo de duas maçãs por dia pode reduzir significativamente o colesterol total e melhorar outros biomarcadores da saúde cardíaca.

Pixabay

Resultados do estudo

A pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, analisou 40 pessoas com níveis levemente elevados de colesterol. Os participantes que consumiram duas maçãs frescas diariamente apresentaram uma redução notável no LDL, conhecido como "colesterol ruim". Este tipo de colesterol tende a se acumular nas paredes das artérias, elevando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Maçãs frescas vs. suco de maçã

Os pesquisadores enfatizaram que os benefícios foram mais significativos com o consumo de frutas frescas, em comparação com suco de maçã de quantidade equivalente. Este efeito positivo é atribuído à pectina, uma fibra presente na maçã que atua de maneira semelhante aos probióticos. A pectina ajuda a diversificar a microbiota intestinal e impede a absorção excessiva de gorduras pelo organismo.

Destaques