Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ministro do TCU suspende licitação da Secom do governo Lula por suspeita de irregularidade

Jornalista divulgou vencedores antes do resultado oficial; Secom ainda não foi notificada e Pimenta nega suspeitas

11/07/2024 às 12:44 por Redação Plox

Nesta quarta-feira (10), o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), suspendeu uma licitação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) no valor de R$ 197,7 milhões, devido a suspeitas de quebra de sigilo. A decisão atende ao pedido do procurador Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao TCU. A licitação era destinada à comunicação digital do governo.

Foto: Agência Brasil

Jornalista antecipa resultado

A suspensão ocorreu após um jornalista do portal O Antagonista ter publicado nas redes sociais, de forma cifrada, as iniciais das empresas que ganhariam a disputa, um dia antes do anúncio oficial. As empresas citadas foram Usina Digital, Área Comunicação, Moringa L2W3 e o consórcio BR e Tal. Posteriormente, Moringa e Área Comunicação foram desclassificadas, sendo substituídas por Clara Digital e o consórcio Boas Ideais.

Reação da Secom e do ministro Pimenta

Em nota, a Secom informou que ainda aguarda notificação do tribunal para, junto com a Advocacia-Geral da União (AGU), tomar as providências cabíveis. O então ministro Paulo Pimenta, atualmente no Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, refutou as suspeitas, afirmando que "as denúncias apresentadas ao órgão de controle contra o prosseguimento da referida licitação são claramente movidas por interesses políticos e econômicos."

Pimenta enfatizou que "sempre agimos com transparência e garantimos que todas as licitantes foram tratadas com total isonomia. Tenho certeza que na medida que a Secom for notificada, os esclarecimentos serão feitos e ficará claro que as denúncias são infundadas com objetivo único de interferir no resultado final do certame licitatório."

Detalhes do processo e empresas envolvidas

A licitação, aberta por Paulo Pimenta, envolvia a seleção de empresas para planejar, desenvolver e implementar soluções de comunicação digital para o governo, incluindo moderação de conteúdo e perfis em redes sociais, além da criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos. Ao todo, 24 empresas participaram da disputa, conforme informou o governo na época.

Embora a área técnica do TCU tenha se mostrado contrária ao pedido de suspensão cautelar, o procurador Lucas Furtado considerou procedente a gravidade das suspeitas, justificando a necessidade de ação imediata para evitar possíveis irregularidades no processo. Cedraz afirmou que "os fatos narrados nesta representação, por si só, revestem-se de extrema gravidade e demandam atuação imediata desta Corte a fim de evitar que se concretize contratação possivelmente eivada de vício insanável, ou mesmo por fato típico a ser apurado na esfera competente."

Compartilhar a notícia

Veja também
Gestante com diagnóstico de gêmeas dá à luz apenas um bebê e caso vira investigação no RJ
GERAL

Gestante com diagnóstico de gêmeas dá à luz apenas um bebê e caso vira investigação no RJ

Secretário de Saúde confirma equívoco em exame inicial; polícia investiga caso para esclarecer inconsistências nos registros e laudos da gestação

coronavirus_13.jpg
GERAL

Índia cria maior quarentena do mundo e isola 1,3 bilhão de pessoas

capa
GERAL

A Comemoração do dia nacional da República Italiana destaca laços entre Minas Gerais e Itália

Nicoletta Gomiero ressaltou o enorme potencial de intercâmbio entre Minas Gerais e a Itália em uma diversidade de setores

YouTube remove canal infantil após promoção do 'jogo do tigrinho' em SC
GERAL

YouTube remove canal infantil após promoção do 'jogo do tigrinho' em SC

Justiça nega indenização a youtuber que perdeu canal com mais de 2 milhões de inscritos; senha foi compartilhada com patrocinadores

para você
Após confundir planta venenosa com couve, mulher morre em Minas
SAúDE

Após confundir planta venenosa com couve, mulher morre em Minas

Claviana Nunes, de 37 anos, estava internada em estado grave após ingerir a planta tóxica conhecida como 'charuteira'

vovo-do-tinder.jpg
FAMOSOS

Idosa de 83 anos transou com mais de 50 homens que conheceu no Tinder

Sexo sem compromisso é o lema de Hattie Retroage, que entrou no app há oito meses

Galvão Bueno é confirmado pelo SBT como narrador da Copa de 2026
ESPORTES

Galvão Bueno é confirmado pelo SBT como narrador da Copa de 2026

Veterano se junta à emissora em parceria com a NSports para cobrir o Mundial nos EUA, México e Canadá

Adolescente grávida de 15 anos é encontrada morta com sinais de espancamento no Piauí
POLíCIA

Adolescente grávida de 15 anos é encontrada morta com sinais de espancamento no Piauí

Maria Victória foi achada sem vida em seu quarto, com perfurações de arma branca e marcas de agressão; caso está sob investigação