Recém-nascidos em Timóteo passam a receber BCG no hospital municipal

A vacina BCG (sigla para bacilo de Calmette-Guérin) é uma das mais importantes do calendário de imunização pediátrico

Por Plox

11/07/2024 11h05 - Atualizado há 11 dias

A maternidade do Hospital de Timóteo passou a oferecer a vacina BCG aos recém-nascidos naquela unidade hospitalar, uma prestação de serviço novo e que vai fazer toda a diferença na vida dos bebês. Os recém-nascidos em Timóteo já eram imunizados contra a hepatite B, vacina que já estava na rotina do HMT, e agora foi introduzida a BCG.

Foto: Divulgação/PMT 

A vacina BCG (sigla para bacilo de Calmette-Guérin) é uma das mais importantes do calendário de imunização pediátrico. Embora não ofereça a proteção de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

 

A BCG é indicada de rotina a partir do nascimento e até antes de a criança completar 5 anos de idade. Aplicada no mundo há mais de um século, o imunizante é capaz de prevenir a tuberculose, uma das doenças mais mortais da história e que mesmo hoje ainda causa muitos óbitos. 

Foto: Divulgação/PMT 

Para a disponibilização desse novo serviço foi realizado entre os dias 8 e 10 deste mês um treinamento pela Secretaria Municipal de Saúde junto à equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem para a aplicação de BCG no Hospital e Maternidade de Timoteo (HMT). 

 

Desde o início da oferta do imunizante, nesta semana, cinco recém-nascidos já saíram do HMT vacinadas com BCG e hepatite B. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a expectativa é que todas as crianças já saiam vacinadas da unidade hospitalar. Ao mesmo tempo, essas vacinas continuam sendo oferecidas na rede municipal de saúde. 

Foto: Divulgação/PMT 

A inciativa adotada pelo Município no Hospital e Maternidade de Timóteo tem como objetivo fortalecer o Programa Nacional de Imunização a fim de garantir o acesso de todas os bebês recém-nascidos no município à vacinação contra a Tuberculose e suas formas graves. A ideia é que todas as crianças recebam as vacinas BCG e Hepatite B o mais precocemente possível.

 

 

Destaques