Saúde de olhos: 1 milhão de casos de cegueira ou deficiência visual no mundo poderiam ter sido evitados

Oftalmologista Jacques Jacob fala ao Plox sobre prevenção, cuidados e tratamentos com saúde dos olhos

Por Plox

11/07/2024 14h37 - Atualizado há 4 dias

Sabia que pelo menos um milhão de casos de deficiência visual ou cegueira no mundo poderiam ter sido evitados? É esse alerta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz, especialmente neste mês em que se comemora o Dia da Saúde Ocular, no dia 10 de julho. Segundo o relatório da OMS, cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira. As principais doenças oculares, além do glaucoma, são a catarata, a conjuntivite aguda viral e aguda bacteriana. Para falar sobre prevenção, cuidados e tratamentos dos nossos olhos, o Plox recebe no estúdio o oftalmologista Jacques Jacob. Acompanha a entrevista ao vivo!

 

De acordo com relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, catarata e erro refrativo não corrigido, juntos, representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual. O glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética podem causar a perda da visão.

 

De acordo com o oftalmologista da Fundação São Francisco Xavier, Reginaldo Machado De Mattos Junior, é importante que as pessoas realizem uma consulta periódica com o especialista, ao menos uma vez ao ano. “O acompanhamento anual com o oftalmologista é fundamental não só para avaliar a acuidade visual e prescrever auxílios óticos, mas também para prevenção de doenças como, por exemplo, o glaucoma, que não dá sintomas e se não tratado adequadamente pode levar à cegueira de forma irreversível”, destaca o médico.

Foto: Divulgação/FSFX

O médico ressalta algumas recomendações básicas de rotina que podem fazer a diferença na hora de cuidar da saúde dos olhos, reduzindo a possibilidade da ocorrência e agravamento de doenças oculares, em especial as que podem levar à indesejada cegueira. “Evitar coçar os olhos; ter cuidados com a maquiagem; não usar produtos fora do prazo de validade; verificar regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes e visitar regularmente o médico oftalmologista para fazer exames preventivos são essenciais para ter uma visão saudável. Vale destacar, ainda, que consumir mais peixe; não fumar, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado e uma boa alimentação são atitudes saudáveis, inclusive para os olhos”.

 

A visão é responsável por 85% das informações processadas no cérebro. Por isso, a importância das visitas regulares ao oftalmologista. “A consulta ao oftalmologista deve ser feita desde a infância, mesmo que não existam queixas visuais. A visita precoce ao médico pode corrigir problemas simples de refração, como a miopia a hipermetropia e o astigmatismo. Com a adequada correção óptica evita-se desgastes, principalmente das crianças em fase escolar”, ressalta o oftalmologista. 

 

O oftalmologista repassa, ainda, algumas dicas para o dia a dia. “Piscar com mais frequência e fazer pausas repetidas para lubrificar as córneas evita o ressecamento dos olhos, descansa a vista e auxilia no combate à chamada síndrome da visão de computador”, aconselha Dr. Reginaldo.

 

 

Estruturas nos hospitais administrados pela FSFX

 

A Clínica de Olhos do Hospital Márcio Cunha conta com equipamentos de alta geração que facilitam os exames preventivos, diagnósticos e procedimentos terapêuticos, e colaboram para uma melhor recuperação do paciente. Em todas as fases, o paciente tem acesso desde simples exames oftalmológicos até avançados procedimentos cirúrgicos.

 

No Hospital Municipal Carlos Chagas, os pacientes do SUS contam com a clínica oftalmológica que presta assistência e acompanha o paciente durante consultas e realização de exames. A unidade realiza, ainda, diversos procedimentos entre Catarata (facoemulsificação com implante de lente ocular), Glaucoma (trabeculectomia), Pterígio, Calázio e outras lesões de pálpebras e estrabismo.

 

Com um alto padrão de qualidade nos serviços, o HMC e o HMCC proporcionam aos pacientes o melhor tratamento com segurança e eficiência. 

 

Destaques