Desempregados de Limeira poderão se inscrever em programa com meio salário e cursos

Prefeitura abre 50 vagas em ação que oferece renda temporária, jornada reduzida e capacitação profissional

Por Plox

11/07/2025 18h41 - Atualizado há 1 dia

A partir da próxima quinta-feira (17), moradores de Limeira (SP) em situação de desemprego e vulnerabilidade social poderão se inscrever para o 'Programa Frente de Trabalho', uma iniciativa da prefeitura que visa oferecer renda temporária, qualificação profissional e oportunidade de reinserção no mercado.


Imagem Foto: Divulgação


No total, 50 vagas serão disponibilizadas nesta primeira etapa. Durante a execução do programa, a previsão é que até 150 pessoas sejam contempladas. Os selecionados exercerão funções de zeladoria, como jardinagem, limpeza de vias públicas, apoio a comércios e empresas, além de pequenas reformas em moradias populares.


Com carga horária de quatro horas por dia, em quatro dias da semana, os participantes ainda terão o quinto dia dedicado exclusivamente a cursos de capacitação. Para continuar no programa, será exigida frequência mínima de 75% nas atividades de qualificação.



O auxílio concedido será de meio salário mínimo por mês, com duração de até seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis. Além disso, os participantes receberão vale-transporte, cartão-alimentação, seguro contra acidentes pessoais e os materiais necessários para desempenhar suas funções.


As inscrições estarão disponíveis, de forma gratuita, exclusivamente pelo site do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). Para aqueles que não têm acesso à internet, haverá computadores com conexão nas unidades dos CRAS:


- Cras Casa das Famílias (Jardim Aeroporto);


- Cras Cecap (Conj. Res. Victor D'Andrea);


- Cras Pq. Nossa Senhora das Dores (Jardim Caieira);


- Cras Presidente Dutra (Jardim Presidente Dutra);


- Cras Central (Vila Queiroz);


- Cras Estação Cidadania (Bairro Geada).



Os critérios para inscrição incluem: estar desempregado há pelo menos um ano (sem receber seguro-desemprego), ter entre 18 e 59 anos, residir em Limeira há no mínimo dois anos, estar em situação de vulnerabilidade comprovada por relatório social e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).


Somente um integrante por núcleo familiar poderá ser contemplado. Haverá prioridade para famílias com crianças, pessoas com deficiência, idosos, mulheres vítimas de violência e moradores em situação de rua.


A prefeitura destacou que o programa também poderá contar com parcerias locais para promover entrevistas e futuras contratações, fortalecendo a reintegração dos beneficiários ao mercado formal de trabalho.



As inscrições seguem abertas até o dia 25 de julho no site da prefeitura.


Destaques