Estudantes de Timóteo e Fabriciano se formam no Proerd 2025 com apoio da Fundação Aperam

Cerimônias celebraram conclusão do programa de prevenção às drogas com a participação de 666 alunos do 5º ano

Por Plox

11/07/2025 17h16 - Atualizado há cerca de 6 horas

Com apoio da Fundação Aperam, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das redes públicas de Timóteo e Coronel Fabriciano celebraram, neste mês de julho, a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), encerrando as atividades do primeiro semestre de 2025. Ao todo, 666 alunos participaram das cerimônias realizadas nas duas cidades, marcando o encerramento de mais uma edição do programa promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais.


Imagem Foto: Divulgação


Em Timóteo, a cerimônia foi realizada no dia 2 de julho, no Ginásio Coberto Iorque José Martins, no Centro da cidade, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre familiares, professores, representantes da Fundação Aperam, da Prefeitura, da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, do Rotary Club de Acesita, da Fundação Emalto e do IMAG – Instituto Maçom de Gestão de Projetos Sociais.


Imagem Foto: Divulgação


Já em Coronel Fabriciano, a formatura ocorreu em 9 de julho, na Escola Municipal Said Albeny, e contou com o apoio da Fundação Aperam, Rotary Club, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e da Prefeitura. Cerca de 400 pessoas acompanharam o evento, que celebrou o aprendizado dos estudantes e o compromisso com a prevenção à violência e ao uso de drogas.


Imagem Foto: Divulgação


Para Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita e Coronel da reserva da Polícia Militar, o Proerd tem papel essencial na formação dos jovens. “O Proerd tem o poder de transformar realidades, ao incentivar as crianças a trilharem um caminho longe das drogas e da violência, tornando-se motivo de orgulho para suas famílias, escolas e comunidades”, destacou.


A aluna Ana Júlia Alves de Oliveira, da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Timóteo, foi premiada por sua redação no concurso de encerramento. “Aprendi muito sobre o mal que a droga faz para o ser humano, sobre os meios de comunicação e suas características, o mal que o bullying faz. E todas as aulas com o Sargento Wender foram sempre muito legais”, comentou.


Imagem Foto: Divulgação


Com quase 21 anos de atuação contínua, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com escolas e instituições locais. A formação é composta por 10 lições, que ensinam os alunos a fazer boas escolhas, resistir à pressão dos colegas, lidar com o bullying e recusar drogas, além de desenvolverem responsabilidade e cidadania.


A Fundação Aperam é uma das principais apoiadoras do programa na região, atuando ao lado do 58º Batalhão da PM. O compromisso é levar aos estudantes não apenas informação, mas também ferramentas para que possam viver de forma saudável, consciente e segura.


Destaques