Joyce Hasselmann envia carta a Trump com críticas a Lula e Bolsonaro
Ex-parlamentar responsabiliza líderes brasileiros por crise com tarifa dos EUA e pede postura neutra ao presidente americano
Por Plox
11/07/2025 18h16 - Atualizado há cerca de 3 horas
A jornalista e ex-deputada federal Joyce Hasselmann divulgou nesta quinta-feira, dia 10, um vídeo em seu canal no YouTube no qual lê uma carta que foi endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O documento, redigido em inglês e português, foi encaminhado por email à Casa Branca e contém duras críticas aos ex-presidentes brasileiros Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No texto, Joyce responsabiliza os dois líderes pela atual crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, intensificada pela imposição de uma tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros. Segundo ela, setores como o de carnes, sucos e minérios serão fortemente impactados pela medida, o que pode acarretar prejuízos bilionários à economia nacional e a demissão em massa de trabalhadores.
Durante a leitura do documento, Joyce afirmou que Trump teria sido “induzido ao erro” ao ter se aproximado politicamente de Bolsonaro. Ela acusou o ex-presidente e seus familiares de envolvimento com práticas corruptas, milicianos, tentativa de golpe e disseminação de desinformação nos Estados Unidos. A jornalista também mencionou diretamente o deputado Eduardo Bolsonaro e o comunicador Paulo Figueiredo como responsáveis por parte dessa desinformação no exterior.
Ao se referir ao atual presidente Lula, Joyce criticou a aproximação do Brasil com os países dos Brics e a tentativa de criar uma moeda alternativa ao dólar. Para ela, essa retórica contribuiu para o isolamento internacional do Brasil e provocou retaliações por parte dos EUA. “Lula é um nanico perto de Trump”, declarou durante o vídeo.
A ex-parlamentar pediu que Trump adote uma postura de neutralidade diante do cenário político brasileiro, deixando de apoiar quaisquer dos lados polarizados e priorizando valores como liberdade, democracia e transparência. Ela incentivou ainda que outros cidadãos brasileiros também enviem mensagens semelhantes à Casa Branca como forma de participação democrática.
'Só existem dois culpados para esse tarifaço: Bolsonaro e Lula. É a eterna gangorra do ruim com o pior', afirmou Joyce Hasselmann
ao concluir seu discurso.